MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 05 nov. 2024
ÁREAS DE RISCO

Marília tem 13 áreas com alto risco para desastres com chuvas

Principais riscos mapeados são deslizamentos, enxurradas e o solapamento de margens.
por Alcyr Netto
Construções fotografadas em 2019, na Vila Barros, zona norte de Marília (Foto: Divulgação/CPRM)

Marília enfrenta desafios relacionados a áreas de risco geológico, principalmente, nestes períodos chuvosos. Um estudo realizado em 2013 e revisado em 2019 pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), também conhecida como Serviço Geológico do Brasil, identifica 13 pontos de alto e muito alto risco na área urbana da cidade, que devem ficar em alerta neste fim de ano, com o retorno das instabilidades do tempo.

As áreas de risco estão concentradas principalmente nas bordas das escarpas que caracterizam o relevo da região. A ocupação irregular de terrenos em áreas de favelas, com construções muito próximas às encostas dos gigantescos itambés, agrava ainda mais a situação.

De acordo com o estudo do Serviço Geológico do Brasil, os principais riscos mapeados são: deslizamentos, que podem ocorrer em encostas com presença de solo ou rocha; enxurradas, causadas pelo mau dimensionamento do sistema de drenagem de águas das chuvas, podem intensificar a erosão e o transporte de lixo para as áreas mais baixas; e o solapamento de margens, erosão nas margens dos córregos, provocada pela força da água, que podem comprometer a estabilidade das construções próximas.

No Jardim Santa Antonieta e Parque das Nações, são dois pontos pela rua Luiz Candeloro, onde existem riscos de enxurradas e deslizamentos. No Parque Nova Almeida foi constatado risco de enxurradas, erosão e deslizamentos na rua Manoel Mansano Caraco. Ainda na zona norte de Marília, na Vila Barros, pela rua Salvador Salgueiro, existe risco de deslizamentos e solapamento de margens em quatro pontos.

Pela zona oeste, no Jardim América, na rua José Guimarães Togni, foi constatado risco de enxurradas, solapamento e deslizamentos. No Jardim Bandeirantes, o risco fica na rua Joaquim Ferreira Évora, que pode ter enxurradas e deslizamentos. No Argollo Ferrão existe risco de deslizamentos, enxurradas e solapamento nas ruas Pedro Roberto Sibilhano e Roberto Vieira da Costa.

O Serviço Geológico do Brasil constata também riscos de enxurradas e erosão na rua Jácomo Bertoline, na Vila Real. Na mesma região de Marília, existe risco de deslizamentos na rua Arlindo Borges, no bairro Nova Marília III, e Homero Zaninoto, pela rua Antônio Zumioti Sobrinho, com riscos de enxurradas e solapamento.

O estudo que consta no sistema da Defesa Civil do Estado de São Paulo também destaca áreas que necessitam de monitoramento constante, pois apresentam risco baixo ou médio de alagamentos.

Entre elas estão o entroncamento da rua Bahia com a avenida Ipiranga, no Centro; rua Independência, no bairro Palmital; rua Roque Montefusco, no bairro Palmital; rua Maria Francisco Camargo, no Jardim Santa Antonieta; e rua Demerval Pereira, no Jardim Marina Moretti.

A falta de saneamento básico adequado e o descarte irregular de lixo são apontados como fatores que agravam a situação de risco em diversas áreas. O relatório ainda enfatiza a importância da ação preventiva da administração municipal, com a fiscalização da ocupação urbana em áreas de risco e a implementação de medidas para mitigar os problemas existentes.

O Marília Notícia questionou a Prefeitura de Marília, na última sexta-feira (1º), sobre as áreas de risco existentes na cidade, mas até o fechamento desta reportagem não recebeu nenhum posicionamento sobre o assunto.

Como não houve retorno, não é possível saber se algo já foi feito para proteger as pessoas que vivem nessas localidades ou se o risco ainda é iminente. Se houver manifestação da administração municipal, o texto será atualizado.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Desentendimento por falta de pagamento de aluguel termina em facadas
  • 2
    Pescador morre atropelado na ponte do Rio Dourado em Lins
  • 3
    Jovem de 20 anos morre após grave acidente na SP-294 em Herculândia
  • 4
    MAC é derrotado no ABC e se complica na Série A3

Escolhas do editor

TENTATIVA DE HOMICÍDIO
Desentendimento por falta de pagamento de aluguel termina em facadasDesentendimento por falta de pagamento de aluguel termina em facadas
Desentendimento por falta de pagamento de aluguel termina em facadas
JULGAMENTO
Julgamento no TRE-SP pode anular votos do Mobiliza e alterar Câmara de MaríliaJulgamento no TRE-SP pode anular votos do Mobiliza e alterar Câmara de Marília
Julgamento no TRE-SP pode anular votos do Mobiliza e alterar Câmara de Marília
TRAGÉDIA
Jovem de 20 anos morre após grave acidente na SP-294 em HerculândiaJovem de 20 anos morre após grave acidente na SP-294 em Herculândia
Jovem de 20 anos morre após grave acidente na SP-294 em Herculândia
ANIVERSÁRIO
Marília divulga programação especial para celebrar 97 anos em abrilMarília divulga programação especial para celebrar 97 anos em abril
Marília divulga programação especial para celebrar 97 anos em abril

Últimas notícias

A população como aliada na preservação dos recursos hídricos
Pescador morre atropelado na ponte do Rio Dourado em Lins
TJ-SP julga nesta segunda futuro político de Camarinha nas eleições
Presidente da Câmara reivindica ampla reforma e a revitalização do Bosque Municipal

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie