Filhote de jacaré-do-papo-amarelo é resgatado em rio na região de Marília
Um filhote de jacaré-do-papo-amarelo, da espécie Caiman latirostris, foi resgatado em um afluente na rodovia SP-333, próximo a Marília, nesta semana.
O animal, uma fêmea de aproximadamente 90 centímetros e de cinco quilos, foi avistado em uma área de vegetação à margem da pista.
O resgate envolveu uma equipe especializada da concessionária que administra a via, que utilizou um puçá para capturar o animal com segurança e submetê-lo à avaliação veterinária antes de devolvê-lo à natureza.
Embora sejam raros na região, estes jacarés podem ser encontrados em lagos e rios do sudeste e podem atingir até três metros de comprimento na fase adulta. Com o ventre amarelado e o focinho largo, a espécie tem características únicas que remetem aos seus antepassados pré-históricos.
Segundo o gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Osnir Giacon, a presença deste filhote na região foi uma surpresa. “É extremamente raro encontrar um animal como este em nossa região. Fizemos o resgate, cuidamos dele e ele retornou ao seu habitat feliz”, finalizou.