MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 18 out. 2024
UNESP MARÍLIA

Unesp discute teorias e práticas das Relações Internacionais em Marília

Evento conta com a participação de Ole Waever que é professor da Universidade de Copenhague.
por Alcyr Netto
Evento acontece na UNesp em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

“Os mais dos 100 anos de Relações Internacionais” é a temática da Semana de Relações Internacionais que a Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – Unesp de Marília, promove de 4 a 8 de novembro. O evento acadêmico contará com palestras, mesas redondas, minicursos e apresentação de trabalhos acadêmicos.

A conferência que abrirá a programação do evento no dia 4 de novembro, apresentará o tema “Reflexões sobre os 100 anos das Relações Internacionais: trajetória das abordagens e das teorias” e será ministrada pelo palestrante Ole Waever que é professor de Relações Internacionais no Departamento de Ciência Política da Universidade de Copenhague, no anfiteatro da Unesp de Marília, a partir das 19h.

Neste ano, o evento que é realizado anualmente tem um contexto inédito, que é o de entender as perspectivas e origens do campo disciplinar, suas transformações aliando teorias e práticas, apontando tradições, continuidades, rupturas e potencialidades criativas como objetivos gerais que coincidem com o mote do evento, focado no pouco mais de 100 anos do campo disciplinar.

Em poucas palavras, a programação do evento busca aliar generalidade e peculiaridade, sem perder de vista a análise acadêmica de questões relevantes da atualidade e que busquem situar amplas possibilidades de atuação profissional para o profissional internacionalista.

A intenção é capitalizar tal ineditismo do tema para sistematizar uma contribuição e avanço da área no Brasil, além de situar perspectivas profissionais atuais para os estudantes, uma vez que a temática geral que orienta o evento é pouco abordada nas rotinas acadêmicas.

O evento também contará com grupos de trabalho com diversas temáticas: Teoria das Relações Internacionais, Instituições, organizações e regimes internacionais, Feminismos, gênero e sexualidade, Segurança Internacional, estudos estratégicos e política de defesa, Raça, racialidade e Antirracismo nas Relações Internacionais, Análise de Política Externa, História das Relações Internacionais e da Política, Economia Política Internacional e Direito Internacional, Direitos Humanos e Questões Migratórias. As inscrições para apresentação de trabalhos na modalidade resumo expandido estão abertas até o dia 20 de outubro.

Para fechar a programação, na manhã do dia 08/11, será realizada a conferência de encerramento com os palestrantes Arthur Felipe Murta Rocha Soares e Leonardo César Souza Ramos, com o tema “Um mundo em transformação: debates e perspectivas nas RI”.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até 4 de novembro, pelo link do evento.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie