Caps-AD do Hospital das Clínicas será absorvido pelo município em 2025
O atendimento do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD) está com os dias contados no Hospital das Clínicas (HC) de Marília. O serviço deve ser municipalizado a partir de 2025.
“Essa transição será feita até o fim do ano, com as equipes direcionadas aos outros atendimentos psiquiátricos do HC/Famema”, confirmou o hospital ao Marília Notícia, através de sua assessoria de imprensa.
Os possíveis prejuízos ao atendimento, contudo, não foram mencionados. Atualmente, o município já dispõe de três unidades do Caps. Uma AD, para jovens e adultos, outra exclusivamente para adolescentes (Catavento) e a terceira somente para adultos (Conviver). Todas integram programa de saúde mental.
“Os espaços atualmente utilizados pelo Caps serão aproveitados para atendimento aos pacientes do ambulatório do Sistema Único de Saúde (SUS)”, informou ainda a instituição em nota.
Segundo o HC/Famema, o Caps-AD havia retomado suas atividades em agosto de 2021 e oferecia seus serviços a adolescentes e adultos através de grupos terapêuticos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O HC/Famema pontuou ainda que o Caps-AD será assumido pelo município “na semelhança aos outros Caps, conforme a orientação de diretrizes de saúde e níveis de atendimento”. Procurada, a Prefeitura de Marília não se manifestou.
O anúncio sobre a mudança na gerência da unidade do Caps-AD não traz luz, porém, sobre a qualidade da manutenção do serviço. Não houve a divulgação sobre o novo local de atendimento, nem se o número de funcionários na unidade será mantido, reduzido ou ampliado.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!