MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qui. 03 out. 2024
CIÊNCIA

Nebulosidade, poluição e chuva não impedem registro do eclipse

Astrônomo amador mariliense garantiu várias fotos com e sem filtro, com detalhes impressionantes.
por Carlos Rodrigues
Registro de telescópio de Valter Eugenio Saia, astrônomo amador, em Lácio (Foto: Valter Eugenio Saia)

A quarta-feira (2) se despediu de Marília com céu escuro, poluição no ar e chuvisco. Mas, as condições climáticas não impediram alguns registros do eclipse solar no final de tarde. O fenômeno foi observado em uma estreita faixa do hemisfério sul, que contemplou estados do sul, sudeste e centro-oeste brasileiro.

Preparado com seu telescópico, o astrônomo amador mariliense Valter Eugenio Saia, de Lácio, garantiu várias fotos com e sem filtro – recurso usado no próprio equipamento de observação – com detalhes impressionantes. As lentes do ambientalista, zootecnista aposentado, captaram inclusive as manchas solares.

Em Marília, só os observadores mais atentos e melhores equipados registraram. “Estávamos todos prontos, telescópio e câmera no lugar, mas aí começou a chover”, relatou Saia. Ele conta que quase desistiu da observação até que, de repente, um “buraco no céu” se abriu.

“Foi a oportunidade única para as fotos. Essas primeiras imagens, com o céu avermelhado, foram capturadas sem nenhum filtro. Foi a atmosfera que ‘fez o trabalho’, devido à fuligem e às nuvens, gerando essa coloração”, explicou o astrônomo amador.

Detalhes das manchas solares (Foto: Valter Eugenio Saia)

As fotos vermelhas, que Saia destaca por serem 100% naturais, mostram como o céu ficou tingido pela fumaça e a chuva, criando um efeito que permitiu inclusive a observação segura do eclipse.

“Normalmente, não se pode olhar diretamente para o sol sem proteção, muito menos através de um telescópio, mas as condições climáticas criaram um filtro natural, o que infelizmente temos que lamentar, porque é também resultado da poluição”, esclareceu.

Além das fotos com total transparência, Saia também capturou imagens utilizando seu telescópio com filtro, registrando impressionantes manchas solares. “As fotos amarelas/esverdeadas, que mostram essas manchas, foram feitas com o filtro do telescópio, o mesmo tipo usado para observar eclipses com segurança”, detalhou.

O eclipse, que ocorreu próximo ao pôr do sol, foi visto de forma anular em algumas partes do mundo, criando o chamado “anel de fogo”.

Nebulosidade e poluição da atmosfera ‘alteram’ a capacidade de captura do fenômeno (Foto: Valter Eugenio Saia)

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie