MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Regional
ter. 01 out. 2024
ELEIÇÕES 2024

Eleitorado de Pompeia vai de jovens de 16 anos a único eleitor centenário

Cidade tem mais de 16 mil eleitores aptos à votação, sendo 93% deles com biometria cadastrada.
por Wesley Murici

Pompeia conta com 16.229 eleitores aptos a participarem das eleições municipais no próximo domingo (6), e o perfil do eleitorado da cidade vai de cidadãos jovens, como os 116 que têm entre16 e 17 anos e contam com a possibilidade do voto facultativo até um único eleitor com 100 anos ou mais, com a mesma particularidade de opção.

A maioria dos votantes, 93,21%, já realizou o cadastramento biométrico (15.127 eleitores), enquanto 6,79% (1.102 eleitores) ainda votarão sem esse registro. A faixa etária com o maior número de cidadão aptos ao voto é composta por pessoas entre 40 e 44 anos, representando 10,90% do total, ou seja, 1.769 eleitores.

Já os que têm entre 18 e 24 anos perfazem 9,05% do eleitorado, com um total de 1.633 pessoas nessa faixa etária. Conforme a idade avança, os números tendem a crescer, sendo que a população entre 35 e 44 anos responde por 20,37% do total de eleitores.

A composição do eleitorado por gênero oferece um retrato igualitário, tendo as mulheres como maior parte da população votante. Do total de 16.229 eleitores, 8.398 são mulheres, representando 51,75%, enquanto os homens somam 7.831, equivalendo a 48,25%.

No que se refere à escolaridade, a maioria dos eleitores de Pompeia concluiu o ensino médio, somando 5.798 eleitores (35,73%). Em seguida, 3.066 pessoas – ou 18,89% do eleitorado – possuem o ensino fundamental incompleto.

Além disso, 2.880 eleitores (17,75%) têm ensino superior completo. Por outro lado, 140 eleitores (0,86%) são analfabetos e 170 (1,05%) apenas sabem ler e escrever.

Em relação à deficiência, 144 pessoas possuem algum tipo ou dificuldade para exercer o voto. A maioria, 44 eleitores (30,56%), se enquadra em outras categorias de deficiência, enquanto 39 pessoas (27,08%) têm deficiência de locomoção. Outros 34 eleitores (23,61%) relatam dificuldades para o exercício do voto, 14 (9,72%) possuem deficiência auditiva e 13 (9,03%) apresentam deficiência visual.

Por fim, as urnas estarão distribuídas em oito locais de votação, sendo a Emef Professor Carmelino José Dalsenter a maior deles, com 3.031 eleitores registrados.

Pompeia integra a 99ª Zona Eleitoral, que abrange também as cidades de Queiroz e Quintana. Ao todo, a zona eleitoral conta com 24.924 eleitores, sendo Pompeia responsável por 65% deste total, com seus 16.229 votantes. Queiroz contribui com 13% do eleitorado, somando 3.364 eleitores, enquanto Quintana responde por 5.331 eleitores, representando 21% da zona eleitoral.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 4
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie