Pompeia inicia atendimento especializado a crianças com autismo
A Prefeitura de Pompeia, por meio do Eleve – Centro de Apoio Especializado à Educação Inclusiva, iniciou o atendimento especializado a crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O serviço, que começou nesta semana, é totalmente gratuito e inclui acolhimento, triagem e acompanhamento individualizado, com suporte completo às famílias.
O Eleve realiza a triagem de acolhimento e diagnóstico como primeira etapa, na qual os profissionais avaliam o nível de suporte necessário para cada criança. Durante essa fase, são analisadas características importantes como a fala, interação social e autonomia, permitindo que o tratamento seja direcionado e eficaz.
A equipe multidisciplinar do centro monitora as crianças através de dados fornecidos pela Secretaria da Educação e pelo Departamento de Higiene e Saúde do município, garantindo acompanhamento contínuo.
O local, na rua Doutor José de Moura Resende, 239, no Centro de Pompeia, conta com infraestrutura completa, com salas equipadas com brinquedos que auxiliam no desenvolvimento de habilidades essenciais para o aprendizado de forma lúdica. Além disso, o espaço proporciona atividades que favorecem a atenção, concentração, raciocínio lógico e planejamento das crianças.
A equipe de profissionais do Eleve é composta por professores especialistas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiros e médicos especialistas, garantindo um atendimento completo e integrado às necessidades de cada criança.