Fábio Mesquita propõe a construção de um prédio próprio para o Conselho Tutelar
O Marília Notícia dá sequência à série de entrevistas com os candidatos a prefeito de algumas cidades da região. Desta vez, o entrevistado é Fábio Mesquita (PRD), que concorre à Prefeitura de Lupércio.
A entrevista traz perguntas semelhantes aos demais candidatos que concorrem ao posto do Executivo e aborda temas como educação, saúde, mobilidade urbana, habitação, assistência social, funcionalismo público, entre outros setores da administração pública.
Fábio compartilhou suas propostas e planos para transformar a cidade, caso seja eleito. A seguir, os principais pontos abordados na entrevista:
MN: Conforme o Ranking de Eficiência dos Municípios 2024 (Folha de São Paulo), 71,75% das crianças de zero a três anos em Lupércio estão matriculadas em creches, o que significa que ainda algumas crianças não têm acesso a esse serviço. Como você pretende mudar essa realidade?
Fábio: Os 28,25% das crianças não estão na creche devido à falta de incentivo e busca ativa mais eficiente. Usaremos o sistema de saúde e assistência social para descobrir quais crianças estão em idade escolar e não estão matriculadas; e buscar a criação de mais vagas na creche municipal para suprir a demanda da população.
MN: Conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Lupércio não tingiu a meta de 7,0 em 2021, obtendo 6,3 no Ensino Fundamental I, que representa a rede municipal do 1º ao 5º ano. O dado atual indica queda, registrando 5,9 pontos, ou seja, pontuação menor do que a coletada anteriormente. Quais as propostas para melhorar a educação e este indicativo tão importante?
Fábio: Adotar o sistema de período integral a todos os alunos de 1ª a 5ª série para ficarem mais tempo na escola, com aulas de recuperação, reforço, leitura, informática, atividades recreativas de arte e educação física, dando assim uma grande oportunidade para o melhor desenvolvimento da criança.
MN: Ainda sobre o ranking de eficiência, a cidade está acima da pontuação média nacional em relação à receita. Como você pretende trabalhar o tema, atrair mais investimentos para Lupércio e, ao mesmo tempo, gerar mais oportunidades de renda para os moradores?
Fábio: Criar ação de fortalecimento e apoio ao comércio local, criar condições especiais de incentivo para instalação de novas empresas, gerando assim novas oportunidades de emprego e desenvolvimento ao município.
MN: Ainda sobre o ranking de eficiência, o município conta com 91% dos domicílios atendidos pela rede de água e 91% cobertos pela rede de esgoto. Como mudar isso e quais são as suas propostas para o saneamento? Qual fase do seu mandato você pretende implementar essas medidas, caso seja eleito?
Fábio: Nosso município é atendido pela Sabesp, iremos procurar junto a eles ações e medidas que possam ser tomadas e garantam melhorias e investimentos que atendam as necessidades da população.
MN: Sobre habitação, quais são as suas propostas para o tema e em qual fase do seu mandato você pretende implementar essas medidas, caso seja eleito?
Fábio: Caso eleito, vamos buscar junto aos governos estadual e federal convênios para construção de casas populares para atender a demanda imediata da população.
MN: O pós-pandemia foi cruel para muitas famílias. Algumas, inclusive, ainda não conseguiram se recuperar das adversidades. O aumento do número de pessoas em situação de vulnerabilidade é uma realidade. Como trabalhar para promover uma recuperação digna?
Fábio: Através de ações para geração de empregos, apoio por meio de ações sociais para entender as necessidades que devem ser trabalhadas, sejam elas de saúde e/ou apoio social.
MN: Em infraestrutura urbana, quais as propostas estruturais? Pretende fazer a implantação de novos serviços, com instalações diferentes? Quais?
Fábio: Reforma de todos os prédios públicos do município para atender a demanda da população, como reforma das piscinas, melhorias na iluminação pública, construção de um prédio próprio para o conselho tutelar.
MN: Os servidores públicos são conhecidos por serem o “calcanhar de Aquiles” das administrações municipais. Como prover um funcionário satisfeito para reflexo na melhoria do serviço prestado?
Fábio: Através da qualificação de cada setor e valorização salarial justa.