MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil
qui. 19 set. 2024
PESQUISA

Nunes (27%) e Boulos (26%) mantêm liderança em SP; Marçal segue com 19%, aponta Datafolha

Após a semana mais turbulenta da campanha eleitoral pela Prefeitura de São Paulo neste ano, o Datafolha aponta um cenário estável.
por Folhapress

Após a semana mais turbulenta da campanha eleitoral pela Prefeitura de São Paulo neste ano, o Datafolha aponta um cenário estável. Seguem empatados à frente Ricardo Nunes (MDB), com 27%, e Guilherme Boulos (PSOL), com 26%. Pablo Marçal (PRTB), no centro da confusão, manteve-se com 19%.

Foi o que aferiu o instituto após entrevistar 1.204 eleitores paulistanos de terça-feira (17) até esta quinta (19). Encomendado pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, o levantamento com margem de erro de três pontos para mais ou para menos está registrado na Justiça Eleitoral sob o código SP-03842/2024. O nível de confiança é de 95%.

A estabilidade segue nos pelotões inferiores, com a deputada Tabata Amaral (PSB), com 8%, empatada tecnicamente com o apresentador José Luiz Datena (PSDB), com 6%. Marina Helena (Novo) permanece com 3%, e os demais não pontuaram. DeFclaram voto branco ou nulo 6% (eram 7%), e não responderam 3% (eram 4%).

Na pesquisa espontânea, na qual o entrevistado cita seu candidato preferido sem ver a lista de opções, o cenário segue de igualdade em relação ao levantamento passado.

Dizem votar no deputado do PSOL 23%, ante 16% que o fazem no prefeito Nunes e 15%, em Marçal. Aqui, o dado mais relevante para as campanhas é que 28% dizem estar indecisos.

No levantamento estimulado por cartão, apenas Boulos teve uma oscilação ante a rodada anterior, há uma semana, quando tinha 25%. Os demais ficaram onde estavam, o que não permite dizer que a candidatura do polêmico Marçal entrou em um processo de desidratação.

Ele, que chegou a embolar a disputa pelo primeiro lugar, acabou se descolando dos líderes. Sua agressividade inaudita em debates eleitorais, uma estratégia decorrente de seu partido não ter tempo de TV e rádio, chegou ao paroxismo nesta semana.

No domingo (15), após provocações do influenciador, Datena o atacou com uma banqueta no estúdio da TV Cultura. O tucano, que não se arrependeu do episódio, não colheu ônus ou bônus nesta pesquisa com ele.

Já no encontro seguinte, promovido por RedeTV! e UOL na terça (17), o vale-tudo ficou só no campo verbal, reverberando ao longo do resto da semana.

Do ponto de vista de perfil de apoio, a estabilidade se espraiou por todos os estratos, com as vantagens e desvantagens correspondentes.

Há um empate na fatia de pessoas com escolaridade média, que são 43% dos ouvidos. Ali, com uma margem de erro de quatro pontos, estão juntos Nunes (27%), Marçal (23%) e Boulos (22%).

O prefeito segue mais bem colocado entre os mais pobres, com 31%, oscilando de 28% antes. Boulos, que mira esse público em particular e sua fatia de 31% da amostra populacional do Datafolha, tem 20%, deslizando de 21%, na margem de erro do grupo, que é de cinco pontos para mais ou menos.

O psolista se dá melhor ente os 23% mais ricos, que ganham acima de 5 salários mínimos, um grupo com margem de erro de seis pontos. Entre eles, marca 34%, ante 24% de Marçal e 22% de Nunes. Índices semelhantes são registrados entre os 37% com ensino superior (5 pontos de margem).

Também favorece o prefeito a estabilidade de sua avaliação, fruto dos 65% do horário de propaganda eleitoral que domina, embora tenha havido uma oscilação negativa. Aprovam o trabalho de Nunes 28%, ante 22% que desaprovam e 47%, que o consideram regular.

O influenciador, por sua vez, tem sua melhor avaliação entre os homens, 47% dos ouvidos: 28%, enquanto o psolista marca 24% e o prefeito, 23%, com margem de quatro pontos. Com o mesmo intervalo, os 53% de mulheres preferem Nunes (30%), Boulos (29%), com as tiradas machistas de Marçal cobrando preço do influenciador, que marca 12% entre elas.

Na briga dos padrinhos que elegeram o pleito paulistano como um terceiro turno de 2022, Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), Boulos segue mais associado ao mandatário petista. Entre quem votou no atual presidente, 48% apoiam o deputado –mesmo número da semana passada, apesar da exposição ampla da dupla na propaganda.

Já na seara do bolsonarismo dividido pela ascensão de Marçal, a recuperação de Nunes, o candidato nominal do ex-presidente, foi confirmada. Entre os eleitores de Bolsonaro em 2022, o prefeito marca 40% de preferência, ante 41% do autodenominado ex-coach. Não houve, contudo, uma sangria que invertesse numericamente o quadro.

No pelotão de baixo, a situação segue difícil para Tabata, que voltou a apostar em ataque contra Marçal. Sua candidatura não deslanchou como previam seus estrategistas até aqui, mesmo fenômeno registrado com Datena, mesmo com o destaque que se provou duvidoso que o episódio da cadeirada no influenciador lhe deu.

***

POR IGOR GIELOW

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Clientes denunciam loja de shopping após suspeita de fraude na compra de celulares
  • 2
    Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário
  • 3
    Pintor é preso após a descoberta de oito pés de maconha em quintal na zona oeste
  • 4
    ‘Feirinha da droga’ é flagrada em cruzamento da zona oeste e suspeito acaba preso

Escolhas do editor

ACIDENTES DE TRABALHO
Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último anoMortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
REVITALIZAÇÃO
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em MaríliaPrefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
MERCADO IMOBILIÁRIO
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em MaríliaFinanciamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
PODER LEGISLATIVO
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa CascataCâmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata

Últimas notícias

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia
Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie