MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qui. 19 set. 2024
ALTERAÇÃO

Água da Cascata muda de cor e chama a atenção de quem passa pelo local

Cetesb confirma a presença de cianobactérias na água; concessionária diz que está trabalhando.
por Alcyr Netto
Represa Cascata apresenta água esverdeada (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Quem passa pela região da Represa Cascata já percebeu a coloração esverdeada da água que abastece a maior parte dos reservatórios que vai para as torneiras da população mariliense. A mudança na cor da água pode indicar a presença de cianobactérias no local e pode ocorrer devido a um processo chamado eutrofização, causado pelo excesso de nutrientes, como fósforo e nitrogênio, provenientes de atividades agrícolas, esgoto ou mesmo poluição industrial.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) confirma a presença de cianobactérias na água da Represa Cascata e aponta que elas podem representar um risco à saúde humana e animal. Por isso, segundo o órgão, há a necessidade de controlar o crescimento e melhorar a qualidade da água.

A redução no nível do armazenamento de água da Represa Cascata agravou a situação. A estiagem prolongada e a baixa vazão favorecem a proliferação destas algas, o que leva à piora na qualidade da água em decorrência da concentração de nutrientes no volume reduzido do líquido.

Cetesb constatou a presença cianobactérias na água da Represa Cascata (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Segundo nota encaminhada ao Marília Notícia, a Rede Básica da Cetesb conta com um ponto no reservatório Cascata que, na última amostragem, no dia 26 de agosto deste ano, teve resultados preliminares que indicaram a presença de cianobactérias.

A Cetesb afirma que estabeleceu um acordo com o Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) lá em 2006, para repasse periódico dos resultados de cianobactérias, decorrentes de florações de algas, nos reservatórios Cascata e Arrependido.

Contudo, com a concessão do Daem, a concessionária RIC Ambiental agora é a responsável pelo monitoramento da água captada para fins de abastecimento público e para as medidas cabíveis de garantia do tratamento e da potabilidade da água distribuída.

De acordo com a RIC Ambiental, está no escopo de sua proposta a recuperação da Represa Cascata, com projetos de infraestrutura sanitária na região e tratamento adequado. A empresa afirma que os projetistas já estão trabalhando neste plano de ação, que deverá ser de médio prazo, dada a complexidade da situação.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 4
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie