Região de Marília tem alerta para possível ocorrência de ‘chuva preta’
Neste domingo (15) o estado de São Paulo pode ser atingido por um fenômeno pouco comum, conhecido como ‘chuva preta’. A Defesa Civil está em alerta, monitorando a situação e orientando a população a tomar precauções.
Marília terá, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um clima marcado por temperaturas oscilantes e condições meteorológicas instáveis neste primeiro dia da semana. A temperatura mínima esperada é de 18°C, enquanto a máxima pode chegar a 35°C durante a manhã.
A previsão indica muitas nuvens ao longo do dia, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas, especialmente no período da tarde.
CHUVA PRETA
O fenômeno ocorre quando partículas de fumaça provenientes de queimadas se misturam com as gotas de chuva, conferindo à precipitação uma coloração escura.
Recentes queimadas em diversas regiões do estado de São Paulo têm gerado fuligem que se espalha pela atmosfera, afetando a qualidade do ar.
Com a chegada da chuva, essas partículas poluentes serão removidas, o que pode trazer alívio para a poluição atmosférica e aumentar a umidade do ar
No entanto, a Defesa Civil alerta que essa água não é apropriada para uso. As gotas de chuva carregam substâncias poluentes que podem representar riscos à saúde, e o contato direto com essa precipitação deve ser evitado.