Unimar lança 1º bacharelado em IA do Estado de São Paulo
A Inteligência Artificial (IA) está se tornando uma das áreas mais promissoras e em expansão no mundo da tecnologia, e o Brasil não é exceção. A estimativa é que o mercado busque cerca de 420 mil novos profissionais. Diante desse cenário, a Universidade de Marília (Unimar) lançou o primeiro curso de bacharelado em Inteligência Artificial do Estado de São Paulo.
Segundo o coordenador dos cursos de tecnologia da informação da Unimar, Caio Saraiva Coneglian, o novo curso ele vem para reforçar o desenvolvimento no setor de TI. “Estamos desenvolvendo futuros profissionais para serem protagonistas na transformação digital, oferecendo uma formação que combina teoria e prática, com acesso a laboratórios de última geração e parcerias estratégicas com empresas de tecnologia”, destaca.
Segundo um estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o mercado de tecnologia brasileiro demandará cerca de 420 mil novos profissionais até 2025, sendo que uma parte significativa dessas vagas estará relacionada a áreas como a Inteligência Artificial, Big Data e Ciência de Dados. Empresas como IBM e Accenture destacaram que a demanda por habilidades em IA já está superando a oferta, criando um cenário fértil para quem deseja ingressar nesse campo.
Com o objetivo de formar profissionais capacitados para atender às demandas do mundo tecnológico atual, a nova graduação marca mais um momento histórico da instituição, destacando sua tradição de liderar avanços educacionais e preparar os acadêmicos para os desafios do futuro.
“A crescente demanda por profissionais qualificados em Inteligência Artificial não é apenas uma tendência global, mas também uma realidade cada vez mais presente no Brasil. A Brasscom destacou em um estudo que em 2023 o Brasil teve um déficit de 24 mil profissionais na área de TI, com uma projeção de crescimento exponencial nos próximos anos”, explica o coordenador Caio.
A Unimar, que tem em seu DNA o pioneirismo, projetou a graduação em IA para oferecer uma formação completa e diferenciada, com uma metodologia baseada em projetos. A metodologia traz em sua matriz curricular a prática, assim, os acadêmicos irão desenvolver desde os primeiros dias de aula soluções reais, acelerando o processo de aprendizagem. O curso é apoiado por uma infraestrutura de ponta, incluindo laboratórios modernos e o recém-inaugurado TechUnimar, o primeiro Parque Tecnológico da região, que promete impulsionar o desenvolvimento econômico e científico das cidades circunvizinhas.
“Outro diferencial importante do curso é a integração com os ambientes de inovação da Unimar, que ampliará o aprendizado e o desenvolvimento do raciocínio crítico dos alunos. Parcerias estratégicas com as maiores empresas de tecnologia do mundo garantirão que os estudantes apliquem a teoria na prática, preparando-os para se destacarem no mercado de trabalho. Além disso, durante o curso, os acadêmicos receberão micro certificações validadas pelo mercado, enriquecendo seus currículos antes mesmo da conclusão da graduação”, complementa o Coordenador.
A pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva, destaca que o curso consolida a Unimar como uma referência em inovação tecnológica e educacional. “O curso de Inteligência Artificial é mais um marco significativo na história da Universidade de Marília e reafirma nosso compromisso com a inovação e a formação de profissionais altamente qualificados para enfrentar os desafios do futuro. Estamos entusiasmados com as oportunidades que o curso trará, não apenas para nossos alunos, mas também para a comunidade científica e o mercado de trabalho”, enfatiza.
Para mais informações sobre o Bacharelado em Inteligência Artificial e outras novidades da Unimar, acesse www.unimar.br.
BOOTCAMP
O Bootcamp Jovem Programador busca desenvolver habilidades essenciais no campo do desenvolvimento de soluções computacionais, permitindo que os participantes criem projetos práticos. Estes projetos serão avaliados em uma competição, na qual os alunos concorrerão a bolsas de estudo integrais e parciais nos cursos de Bacharelado em Inteligência Artificial, Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além de diversos dispositivos Amazon Echo Dot, a Alexa.
Voltado para alunos do ensino médio e técnico, o bootcamp oferece uma oportunidade única de aprender conceitos fundamentais de desenvolvimento de soluções computacionais e de criar projetos práticos. Além disso, os participantes concorrerão a bolsas de estudo e prêmios tecnológicos.
As vagas são limitadas e as inscrições encerram no dia 25 de agosto. O Bootcamp Jovem Programador 2024 será realizado nos laboratórios de informática da Unimar em dois horários: das 15h às 17h ou das 17h às 19h. Para se inscrever, acesse https://www.even3.com.br/bootcamp-jovem-programador-2024-469426/. Mais informações estão disponíveis no site da Unimar www.unimar.br.