MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 16 ago. 2024
SAÚDE

Sob o comando do médico Paulo Grippa, Clínica Obesity devolve autoestima a pacientes

Especializada no tratamento da obesidade e em cirurgias bariátricas, a Clínica Obesity tem desempenhado importante papel aos pacientes de Marília e de toda a região.
por Alcyr Netto
Médico Paulo Grippa comanda a Clínica Obesity em Marília (Foto: Lula Bastos/Marília Notícia)

Especializada no tratamento da obesidade e em cirurgias bariátricas, a Clínica Obesity tem desempenhado importante papel aos pacientes de Marília e de toda a região. Sob o comando do renomado médico Paulo Grippa, o espaço é referência também em cirurgia laparoscópica.

Questão de saúde pública, a obesidade afeta parcela significativa da população, e traz consigo uma série de complicações associadas como a diabetes do tipo 2, hipertensão, doenças cardiovasculares e problemas articulares.

O médico Paulo Grippa é especialista com 28 anos de prática médica e uma formação sólida na área de cirurgia geral e do aparelho digestivo. Formado pela Famema, Grippa continuou seus estudos com residência e especialização em cirurgia geral no renomado Hospital Andaraí, no Rio de Janeiro. Além disso, sua especialização em cirurgia do aparelho digestivo também foi concluída na Famema e a especialização em cirurgia laparoscópica no Sírio Libanês, em São Paulo.

Médico Paulo Grippa faz média de 50 bariátricas por mês apenas pelo SUS (Foto: Lula Bastos/Marília Notícia)

Além da cirurgia bariátrica que ajuda o paciente a alcançar um peso saudável, o procedimento pode melhorar significativamente a qualidade de vida e longevidade do indivíduo. A perda de peso também pode reduzir ou até mesmo eliminar comorbidades relacionadas à obesidade, como a hipertensão e diabetes.

Para o médico Paulo Grippa, integrante da Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e da Sociedade Americana de Cirurgia Laparoscópica, que também é pré-candidato a vereador pelo MDB, a cirurgia bariátrica muda a vida das pessoas, reduzindo problemas de saúde e aumentando a autoestima dos pacientes.

“A cirurgia também tem um caráter humano. Tem muita gente que me encontra nos mais diversos lugares, sempre agradecendo pela mudança de vida que tiveram após a cirurgia. Isso me trouxe outra visão de vida. Realmente muda a vida das pessoas”, reitera o médico.

Grippa explica que a cirurgia bariátrica não deve ser vista como tratamento alternativo, mas como parte de uma estratégia para trazer os melhores resultados para os pacientes.

“Quando a pessoa atinge um certo grau de obesidade, o que traz o melhor resultado é a bariátrica. Todas as terapias são complementares. Se operar e não manter uma dieta, atividade física ou estabilizar psicologicamente, a cirurgia não vai funcionar. Ela é um instrumento a mais, que vai ajudar a fazer dieta, fazer atividade e vai perder mais peso”, explica o especialista.

Paulo Grippa se prepara para cirurgia em Marília (Foto: Divulgação)

O médico realiza procedimentos cirúrgicos inovadores com foco em tratamentos de obesidade. Ele é coordenador da residência médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo do Hospital Beneficente Universitário (HBU) e coordenador do serviço de cirurgia bariátrica do SUS do HBU.

“Eu faço cerca de 50 cirurgias por mês apenas pelo SUS. Se levarmos em consideração que o número de pessoas com obesidade cresce a cada dia, o número de cirurgias poderia ser bem maior. Acho que sou o [médico especialista] que mais faz cirurgias por vídeo, uma vez que o SUS não paga por esse tipo de cirurgia. Convenci a Márcia [superintendente do HBU] que isso nos traria um retorno e hoje temos conseguido muitas verbas parlamentares por causa desse trabalho”, revela o médico.

Paulo Grippa conta que, apesar de ter um bom relacionamento com diferentes órgãos, inclusive com o Legislativo nas esferas estaduais e federais, nem sempre consegue retorno na Secretaria Municipal da Saúde.

“Percebi essa diferença no município e decidi, depois de 50 anos, me lançar na política. Meu objetivo é melhorar a saúde da população e tenho muitas ideias sobre o que fazer. Temos 60% da nossa população com obesidade. Ninguém olha para isso. Não percebem que diabetes e hipertensão estão ligados à obesidade. Não temos equipe olhando para isso, pois não sabem como fazer. Eu sei como fazer e legislar nesse assunto e, por isso, decidi buscar uma vaga na Câmara”, relata Grippa.

Sobre as cirurgias bariátricas feitas na Clínica Obesity, o médico especialista afirma que a maior parte é feita apenas reduzindo o tamanho do estômago, sem desvios no intestino, com os alimentos passando pelas regiões que mais absorvem. Outro tipo, com desvio de intestino, também é feito, mas cada caso é diferente e exige uma abordagem específica.

Médico Paulo Grippa é pré-candidato para vereador pelo MDB em Marília (Foto: Lula Bastos/Marília Notícia)

“Atendemos particulares e pacientes de convênios no meu consultório. Vamos avaliar a necessidade, individualizando cada caso. O paciente passa por uma preparação e acompanhamento de equipe multidisciplinar, com nutrólogo, psiquiatra, fisioterapeuta, endocrinologista e cardiologista. A pessoa passa por vários exames até a realização da cirurgia, que vai levar entre 30 a 60 dias, no melhor dos cenários”, contextualiza.

Após a cirurgia, o paciente passa as quatro primeiras semanas com dieta líquida, que começa a evoluir em consistência. O processo de ingestão pode levar cerca de um ano para voltar ao normal. A faixa de idade indicada para a realização da bariátrica é entre 18 e 65 anos.

Há 10 anos, Grippa conta que ele mesmo precisou passar por uma bariátrica. Segundo o especialista, o procedimento mudou definitivamente sua vida e seu olhar para a questão.

“Operei porque estava doente, com diabetes e hipertensão. Quando fiz um ano de operado, fiquei assustado. Vi meu ganho na questão da pressão e diabetes, mas também mudou muito a minha autoestima. Eu podia comprar uma calça, entrar em um avião. Comecei a me sentir mais bonito. Tive um grande ganho na qualidade de vida e de me sentir bem. Quando eu percebi isso, minha visão mudou e passei em levar isso em consideração. A cirurgia muda a vida da pessoa”, reitera Grippa.

Paulo Grippa se preparando para cirurgia bariátrica em Marília (Foto: Divulgação)

SERVIÇO

A Clínica Obesity funciona na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 743, em Marília. Os interessados podem procurar a clínica de segunda a sexta, das 8h às 18h.

O telefone para contato é o (14) 3316-9732. Mais informações podem ser obtidas no site drpaulogrippa.com.br ou pelo Instagram @drpaulogrippa.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Escolhas do editor

SEQUESTRO
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois diasJovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
VÍDEO
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimentoGrupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
POLÍTICA
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em MaríliaBild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Últimas notícias

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator
Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie