Diferença entre altura de Wembanyama e japonês impressiona
Na última terça-feira estava rolando um confronto na quadra de basquete dos Jogos Olímpicos de Paris que deu o que falar, a França superou o Japão com um placar apertadíssimo de 94 a 90, porém não foi só isso que chamou a atenção. A diferença de estatura entre os jogadores Victor Wembanyama da França de 2,24m e Yuki Togashi, de 1,67m, quando se encontravam no jogo era algo extremamente contrastante.
Diferença de altura entre jogadores é de quase 60 cm
Na partida de basquete que valia pelo grupo B das Olimpíadas de Paris 2024, estavam dois jogadores que eram referência no quesito altura. De um lado Victor Wembanyama de apenas 20 anos, o maior atleta registrado nesta edição das Olimpíadas e do outro, Yuki Togashi, o menor jogador de basquete registrado na competição. Só para ter ideia a diferença de altura entre eles é de quase 60 cm, que foi suficiente para gerar uma grande repercussão na internet.
Por muitas vezes durante a partida a cabeça de Yuki parecia bater na altura da cintura do jovem francês, parecendo ser até uma pessoa pequena. Entretanto, se formos pensar no dia-a-dia ele tem até uma estatura até normal, comparado a estrela da ginástica Simone Biles, de 1,42m de altura, Togashi pode ser até considerado alto. A França ainda possui outro no ranking dos mais altos dos Jogos Olímpicos de Paris, Rudy Gobert, de 2,16m.
Wembanyama marcou Togashi durante o confronto de França e Japão
Porém perto de Victor Wembanyama, até jogadores considerados altos na NBA, parecem pessoas “normais” como Stephen Curry que mede 1,88m e LeBron James que tem 2,06m de altura. Só para ter ideia, o único jogador que tem a sua altura na liga americana de basquete é o sérvio Boban Marjanović, do Houston Rockets.
E não pense que Wembanyama é devagar, além de ter usado todo seu tamanho para marcar o armador japonês com sucesso, ele também é um jogador rápido e habilidoso, inclusive apontado como a maior promessa do basquete no momento.
Dentro de quadra defendendo a seleção francesa ele fez juz ao protagonismo e marcou 18 pontos na vitória por 94 a 90 contra o Japão, além disso nos 31 minutos que permaneceu em quadra ele marcou 11 rebotes, sendo 1 ofensivo e 10 defensivos. Ambas equipes fazem parte do mesmo grupo onde o Brasil se encontra, inclusive a nossa primeira derrota na competição aconteceu para a França, onde fomos vencidos com um placar de 78 a 66.
Wemby também foi imprescindível marcando 19 pontos no jogo, empatando como cestinha da partida com Nicolas Batum. Agora que o Brasil também perdeu para Alemanha terá que jogar um tudo ou nada contra o Japão para seguir nas Olimpíadas de Paris 2024.
Quem é Victor Wembanyama?
O grande foco dado pela mídia em torno de Victor Wembanyama é justificável, aos 19 anos ele foi a escolha Nº 1 do Draft da NBA do San Antonio Spurs, depois de uma longa e premiada carreira no basquete francês, com passagens em times como o ASVEL e o Nanterre 92. Em solo americano ele não decepcionou, mesmo seu time nem chegando aos playoffs da NBA, a temporada regular foi suficiente para lhe render conquistas.
Em sua 1ª temporada na NBA ele chegou a marcar mais de 1500 pontos, 250 bloqueios, e 100 cestas de três, sendo o primeiro novato a bater esta marca em uma estreia. Ele também se juntou a jogadores famosos como David Robinson e Tim Duncan, que numa temporada de estreia marcaram em apenas um jogo, 30 pontos, 10 rebotes, 5 assistências e 5 bloqueios.
Estes números foram suficientes para ele ser premiado como Melhor Novato do Ano da temporada de 2023-24 da NBA. Inclusive Victor Wembanyama foi votado de maneira unânime como o melhor novato, com 99 votos, isto só aconteceu 6 vezes na história da NBA. Ele também foi o primeiro jovem e novato na história a ser nomeado um dos jogadores do “NBA All-Defensive First Team”, time formado pelos melhores da liga.