Emenda de R$ 1,1 milhão de Capitão e Dani Alonso traz rodeio para Marília
Três dias de eventos com portões abertos, shows gratuitos de Ana Castela (29/08), Lauana Prado (30/08) e Pedro Sampaio (31/08) e Marília de volta ao circuito dos grandes rodeios do Brasil.
Assim será o Marília Rodeo Music, anunciado na tarde de sexta-feira (26) pelo prefeito Daniel Alonso (PL) em coletiva de imprensa realizada no auditório do Paço Municipal.
O evento tem apoio dos deputados Capitão Augusto (PL) e Dani Alonso (PL), embaixadores do rodeio e que conseguiram emenda de R$ 1,150 milhão para o evento.
“É um recurso de uso específico, vindo direto Ministério dos Esportes exclusivamente para a realização do rodeio em Marília. Sempre deixei claro que, enquanto prefeito, trabalharia para que nossa cidade recebesse verbas, seja para a Saúde, para a Educação e, agora, para o Esporte”, afirmou Daniel Alonso durante a entrevista.
Participaram da coletiva de imprensa, além do chefe do Poder Executivo mariliense, o procurador-geral do Município, Alysson Alex, secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Gastão Pinheiro, e o diretor da companhia Viola Show, Matheus Calil, membro da comissão realizadora do Marília Rodeo Music. Conforme Calil – que é uma referência no mundo do rodeio, com participação em iniciativas renomadas, a exemplo do Barretão, a maior festa do peão do país – o nome do evento foi inspirado no Ribeirão Rodeo Music, cuja edição de 2024 já aconteceu em abril.
“Marília mantinha tradição dentro do rodeio no Estado de São Paulo e já tivemos aqui, no passado, grandes momentos, a exemplo do Todo Torto e do Circuito Barretos. Por isso, ao anunciarmos o Marília Rodeo Music tenho a sensação de estar realizando um sonho, e, ao mesmo tempo, estaremos proporcionando uma grande força ao empreendedorismo, aos autônomos e garantindo à população uma festa que é patrimônio da nossa cultura. A rede de hotéis será toda atendida, bem como setores de serviços. Marília não poderia continuar sem ter o seu rodeio”, disse.
Os três dias serão de portões abertos e o público poderá doar alimentos não perecíveis para as famílias carentes cadastradas no Fundo Social de Solidariedade de Marília.
De acordo com o procurador-geral do Município, Alysson Alex, em virtude da Lei Municipal nº 8,104/2027, de autoria do vereador Evandro Galete (PSB), a realização do rodeio em Marília é permitida.
“O rodeio é patrimônio cultural do Brasil e Marília, que está no coração do Estado de São Paulo, portanto não poderia permanecer de fora do circuito dos grandes rodeios”, contextualizou.
Além do aporte por emenda, os deputados Capitão Augusto e Dani Alonso realizaram a articulação política para a viabilização do evento, que ocorrerá em Marília logo após o Barretão 2024. “Terminaremos Barretos, em 25 de agosto, e convidaremos todo o público para prestigiar o Marília Rodeo Music, que acontecerá de 29 a 31 de agosto”, disse Calil.
PRESENÇAS DO PRESIDENTE BOLSONARO E GOVERNADOR TARCÍSIO
Localizada no final da avenida das Esmeraldas, uma área de 450 metros quadrados – onde futuramente serão construídos o parque tecnológico de Marília e o centro municipal de eventos – abrigará os três dias gratuitos de programação do rodeio.
Além das provas de montarias e os shows, o Marília Rodeo Music contará com muitas outras atrações, como parque de diversões, praça de alimentação e estandes de produtos e serviços.
“Será uma festa para toda a família. Provavelmente contaremos com as honrosas presenças, na abertura, do presidente Jair Bolsonaro e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Ambos já foram convidados oficialmente e só estamos aguardando as confirmações”, informou o prefeito Daniel.
Sobre a realização em um novo espaço, o chefe do Poder Executivo salientou que o rodeio e a programação cultural com shows consistirão numa forma generosa de apresentar aos marilienses o futuro parque tecnológico – que irá gerar empregos e avanços – e o inédito centro municipal de eventos.
“Inicialmente, rodeios ou shows desta grandeza eram realizados no recinto da Examar ou na arena da Unimar. Entendemos que foram ciclos que se fecharam, e agora, nesta área, que é nobre, iniciaremos um novo ciclo”, concluiu.