Ipês brancos florescem e dão espetáculo da natureza em Marília
Um verdadeiro espetáculo da natureza está novamente encantando os marilienses. É a florada dos ipês brancos, que estão espalhados por toda a cidade e que mais uma vez virou atração para quem visita o Bosque Municipal Rangel Pietraroia e passeia por Marília.
São cerca de 500 árvores no Bosque Municipal, que foram plantadas em 1992 pelos alunos das escolas estaduais Amílcare Mattei e Wanda Helena Toppan Nogueira.
Ao contrário de anos anteriores, em que algumas árvores anteciparam a florada e não houve abertura das flores ao mesmo tempo, desta vez os ipês estão uniformes, garantindo a beleza das árvores e lindas fotos em um verdadeiro cartão postal da cidade.
O Bosque Municipal de Marília fica na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 1.001, e é aberto para visitação todos os dias, das 6h às 18h.
Nativo das regiões do Serrado, o ipê branco está presente em várias regiões da cidade, como na praça Saturnino de Brito, ao lado do Teatro Municipal, no entorno da escola Monteiro Lobato e em vários outros pontos.
ÁRVORE
O ipê-branco (Tabebuia roseoalba) é uma árvore brasileira. Seus nomes, tanto científico quanto popular, vêm do tupi-guarani: ipê significa “árvore de casca grossa” e tabebuia é “pau” ou “madeira que flutua”.
A árvore floresce principalmente durante os meses de agosto e outubro com a planta totalmente despida da folhagem. Trata-se de um tipo de ipê muito apreciado por sua beleza e exuberância, ficando totalmente branco durante um período muito curto, pois sua floração não dura mais do que quatro dias.