MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Polícia
qua. 17 jul. 2024
JUSTIÇA

Ex-servidor acusado de ‘rodar’ 277 km com carro da Prefeitura é absolvido

Desembargadores entenderam que ex-agente não poderia ser condenado com base da Lei de Improbidade Administrativa.
por Alcyr Netto

A 10a Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça acolheu o recurso de Cid Loureiro Penteado Junior e reverteu a decisão em primeira instância, ao absolver o ex-servidor público em votação unânime da acusação de improbidade administrativa.

Penteado era acusado de ter utilizado um carro adquirido pela Prefeitura de Marília para fins particulares por um período de 13 dias. Não houve recurso municipal contra a decisão do colegiado e o caso foi encerrado.

A ação civil pública buscava a condenação do ex-agente público, que ocupou cargo em comissão de coordenador da Saúde. Ele deixou o serviço público no dia 23 de dezembro de 2016. A acusação dizia que Penteado teria induzido a erro os funcionários de uma concessionária e, no dia 30 de dezembro, teria retirado indevidamente um Fiat Palio adquirido pela municipalidade, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde. O veículo teria sido devolvido apenas no dia 12 de janeiro de 2017, já com 277 km rodados.

Cid Loureiro Penteado Junior alegou no processo que recebeu o veículo no dia 30 de dezembro, em data que não havia expediente na Prefeitura. O responsável pela entrega teria avisado que não poderia aguardar outra data. Caso não deixasse o carro, o veículo seria levado de volta à cidade de origem, com atraso para nova entrega.

Ainda de acordo com a defesa, as provas não seriam suficientes para condenar o ex-servidor e que, mesmo se fossem, não há evidências de que ele agiu com intenção maliciosa ou premeditada.

Os desembargadores entenderam que a condenação do ex-agente só seria possível se ele tivesse um envolvimento ativo em alguma das ações específicas de improbidade administrativa.

“No caso examinado, tem-se que a ação foi promovida exclusivamente contra particular que, apesar de se valer do cargo público outrora investido, não mais o ocupava. Não há qualquer relato ou notícia de co-participação de agentes públicos, sendo todos os atos praticados exclusivamente pelo requerido, o que definitivamente arreda a possibilidade de incidência da Lei de Improbidade Administrativa”, conclui trecho da decisão.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem de 28 anos tenta contra a própria vida e morre na zona sul de Marília
  • 2
    Imagens mostram situação de cela após incêndio na penitenciária
  • 3
    Encanador é preso em flagrante por violência contra esposa e a própria mãe no Nova Marília
  • 4
    Tratorista é assaltado e agredido ao sair de festa na madrugada em Marília

Escolhas do editor

MUNICÍPIO AGRO
Marília garante certificação no ranking paulista do agronegócioMarília garante certificação no ranking paulista do agronegócio
Marília garante certificação no ranking paulista do agronegócio
PODER JUDICIÁRIO
Justiça marca audiência para acusado de matar e enterrar corpo de mulher em quintalJustiça marca audiência para acusado de matar e enterrar corpo de mulher em quintal
Justiça marca audiência para acusado de matar e enterrar corpo de mulher em quintal
NATAL ILUMINADO
Praça Maria Izabel recebe Mesa de Samba na programação desta terçaPraça Maria Izabel recebe Mesa de Samba na programação desta terça
Praça Maria Izabel recebe Mesa de Samba na programação desta terça
Natal do Chaplin marca 44 anos de tradição na vida social de MaríliaNatal do Chaplin marca 44 anos de tradição na vida social de Marília
Natal do Chaplin marca 44 anos de tradição na vida social de Marília

Últimas notícias

Prefeitura intensifica manutenção de estradas rurais após chuvas em distritos
Marília soma oito medalhas e é terceira na ginástica nos Jogos Abertos
Marília registra 265 casos de acidentes com escorpiões e Saúde faz alerta
Pelo sexto ano, alunos e CrossFit Marília promovem ação para arrecadar cestas de Natal

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie