Unimar sediou o 30º Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado de São Paulo
A Universidade de Marília (Unimar) sediou o 30º Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado de São Paulo (Cotesp), organizado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional São Paulo (SBOT-SP).
Durante três dias, o evento proporcionou o intercâmbio de conhecimentos através de palestras, workshops e cirurgias transmitidas ao vivo, conduzidas por renomados especialistas nacionais e internacionais. Cerca de 500 participantes, incluindo ortopedistas, residentes e acadêmicos dos cursos de medicina da própria Unimar e de todo o Estado de São Paulo, estiveram presentes.
Presidente da comissão científica, o ortopedista Vitor Barion destacou a importância do evento para a região. “O impacto deste encontro foi enorme para a área da saúde local. Proporcionamos um ambiente de atualização e troca de conhecimentos entre os profissionais, elevando o padrão das práticas ortopédicas na região”, diz.
A 30ª edição do congresso focou nas “Atualizações nas Indicações e Técnicas Cirúrgicas: Ombro, Mão, Joelho e Trauma”, oferecendo aos participantes a oportunidade de explorar os mais recentes avanços e práticas na área. O evento começou com a 8ª Jornada de Residentes, que incluiu uma prova teórica, exame físico e avaliação de habilidades, preparando os participantes para o exame do Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia.
Na primeira tarde, ortopedistas, residentes e acadêmicos se reuniram no auditório da Unimar para discutir temas como síndrome do túnel do carpo, reconstrução extra-articular, fratura do fêmur proximal e tratamento cirúrgico da lesão SLAP, abrangendo ainda tópicos dos módulos de joelho, mão, trauma e ombro.
No segundo dia, os congressistas assistiram, no auditório da Universidade, a uma cirurgia ao vivo de osteotomia do joelho com planejamento pré-operatório no Peek Med, realizada no Hospital Beneficente Unimar, acompanhada de um debate detalhado sobre cada etapa com especialistas no palco. Em seguida, a abertura oficial incluiu homenagens aos renomados ortopedistas e conterrâneos de Marília, os professores Walter Manna Albertoni e Akira Ishida, que receberam o título de visitante ilustre. Além disso, o reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, a pró-reitora Fernanda Mesquita Serva e a superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva Reis, foram homenageados pelo apoio na realização do congresso.
Segundo a pró-reitora Fernanda, receber o Cotesp foi uma honra, especialmente ao ser homenageada ao lado do reitor e poder proporcionar mais essa grande oportunidade aos acadêmicos dos cursos da área da saúde. “Eventos como este enriquecem não apenas nossos profissionais e alunos, mas também têm um impacto significativo na comunidade local, promovendo desenvolvimento socioeconômico regional. A homenagem recebida é um reconhecimento do esforço coletivo de toda a equipe da Unimar em busca da excelência acadêmica e do compromisso com a formação de qualidade. Estou profundamente grata por essa distinção e confiante de que continuaremos a fazer a diferença na educação e na saúde”, destacou.
O diretor técnico do HBU, Carlos Henrique Bertoni Reis, participou ativamente do congresso, aproveitando a oportunidade para aprender com cada palestra e atividade. Sua presença foi extremamente valiosa, permitindo-lhe absorver novos conhecimentos que enriquecem sua experiência e terão um impacto significativo tanto no curso de Medicina quanto nas atividades do Hospital Beneficente Unimar.
Ainda no segundo dia, os congressistas tiveram aula sobre joelho, ombro, mão, trauma, ortopedia infantil e dor. Uma das palestras foi ministrada pelo egresso da 1ª turma de medicina da Unimar, Lucas Leite Ribeiro. “É com grande alegria que volto à Unimar, após 28 anos, e ver o progresso da Instituição foi maravilhoso, me sinto orgulhoso de ser formado pela casa. Além disso, fiquei muito feliz em contribuir com esse importante evento. Espero que todos tenham saído com novos conhecimentos e inspirações”, destaca.
O presidente do 30º Cotesp, Marcus Luzo, foi o responsável pela segunda cirurgia ao vivo do dia, com a colocação de prótese total do joelho. Para ele, o 30º Cotesp em Marília superou todas as expectativas. “O congresso promoveu um valioso intercâmbio de conhecimentos. Espero ter contribuído com a minha aula. Além disso, agradeço à Universidade de Marília pelo apoio essencial e a todos os participantes e especialistas que tornaram este evento um sucesso”, destaca.
Finalizando o Cotesp, os congressistas participaram de aulas e debates científicos. O presidente da SBOT-SP, Marcelo Ubirajara, expressou sua satisfação com o evento, “Foi um sucesso do Cotesp em Marília, que promoveu maior integração entre os ortopedistas do estado de São Paulo e facilitou o acesso a conhecimentos avançados. Além disso, foi um privilégio contar com a participação dos renomados médicos marilienses Walter Manna Albertoni e Akira Ishida, os quais também foram homenageados pela Câmara Municipal de Marília”, destaca.