Marília fica fora de lista das 100 melhores cidades do país para se morar
Marília não está entre as 100 melhores cidades do país para se morar. No entanto, é preferível viver na “Cidade Menina” a manter domicílio em qualquer uma das capitais estaduais do país, ou mesmo em Brasília (DF).
É o que consta no levantamento publicado pela Gazeta do Povo, tradicional jornal sediado em Curitiba (PR), cujo objetivo foi identificar qual é a melhor cidade para se viver entre os 5.570 municípios brasileiros.
Marília aparece na 195ª posição no ranking geral liderado por São Caetano do Sul (SP). Entre as cidades da região o destaque é Adamantina (SP), a 5ª do país. Pompeia (54ª), Botucatu (66ª) e Bauru (69ª) também aparecem no “top 100”.
Entre as 100 melhores cidades com mais de 100 mil habitantes, Marília é a 41ª, abaixo ainda de Jundiaí (2ª), Araraquara (3ª), Maringá (PR) (11ª), Bauru (13ª), Sorocaba (15ª), Presidente Prudente (17ª), Ribeirão Preto (18ª) e Assis (27ª).
CRITÉRIOS
O jornal Gazeta do Povo informa ter utilizado dados oficiais de todos os municípios distribuídos nas categorias de educação, taxa de homicídios, saúde, economia, infraestrutura, expectativa de vida, cultura e famílias em situação de rua.
Subdivididas em 21 indicadores, as categorias receberam pesos diferentes para o cálculo da nota final de cada cidade. A soma de todas as pontuações gerou a nota de zero a 10 utilizada para o ranqueamento.
Apesar da 195ª posição nacional, Marília obteve nota 6,96, maior do que as aferidas em todas as capitais estaduais e Brasília (DF). Entre estas, destaque para Goiânia (6,85). Boa Vista (RR) foi a última colocada, com 5,46.
O levantamento não possibilita acesso aos dados detalhados de cada município.