Dieta da barriga lisinha: – 4kg em 15 dias
Talvez você consiga encaixar uma horinha do dia para ir à academia (a gente espera que sim!) e controlar as porções que põe no prato. Mas será que isso está sendo suficiente para proteger o seu intestino dos agressores da vida moderna? Stress, ansiedade, horas a fio sentada na mesa do escritório e excesso de alimentos industrializados comprometem o equilíbrio dos trilhões (você leu certo: trilhões!) de micro-organismos que vivem dentro dele.
O que vem depois não é nada agradável: desconforto abdominal, inchaço e gases. Você também fica bem menos resistente a doenças, irritada e mal-humorada – não dá, né? Quando as bactérias agressoras estão em maior número que as protetoras, você ainda corre o risco de virar refém da balança.
A dieta dura 15 dias e, nesse período, você deve caprichar nos cereais, nas frutas e nos legumes, como aveia, maçã e cenoura (dá para levar na bolsa para o trabalho, a faculdade…). Eles carregam fibras solúveis, que alimentam e fortalecem os micro-organismos aliados. Porém a estratégia mais importante é aderir aos alimentos probióticos – são aqueles ricos nas bactérias vivas e benéficas ao intestino. Talvez você já consuma o mais famoso deles: o iogurte.
Uma última dica: beba bastante água, no mínimo 2 litros por dia. A hidratação também é importante para manter o seu intestino saudável e sua barriga lisinha!
CARDÁPIO:
Café da manhã:
- Opção 1: 1 pote de iogurte natural desnatado com probióticos com 1 col. (chá) de chia (ou 1 col./sobremesa de aveia) + 1 fatia de pão integral com 1 col. (sobremesa) de patê de tofu
- Opção 2: 1 pote de coalhada (receita ao lado) com 5 morangos (ou 1 col./sopa de mirtilo) + 2 torradas integrais com 1 col. (sobremesa) de queijo cottage, 1 fio de azeite extravirgem e orégano
- Opção 3: Vitamina: 1 pote de iogurte desnatado batido com 1/2 banana, 1/2 maçã, 1 col. (sobremesa) de farinha de linhaça e 5 cubos de gelo (adoçante, se precisar)
Lanche da manhã:
- Opção 1: 2 castanhas-do-pará, 3 amêndoas e 3 damascos
- Opção 2: 4 nozes + 1 maçã
- Opção 3: 1 potinho de leite fermentado + 1 pera
Almoço:
- Opção 1: Salada orientalcom molho de tahine e missô + 1 filé de peixe (100 g) grelhado (ou assado) com pimenta, alecrim, pouco sal e 1 fio de azeite extravirgem + 2 col. (sopa) de arroz integral
- Opção 2: Salada: 1 prato (sobremesa) de alface-roxa, 3/4 xíc. (chá) de grão-de-bico, 1 tomate, cebola, pouco sal, limão e 1 fio de azeite extravirgem + 1 filé grande (100 g) de frango grelhado + 1 pegador de macarrão integral com molho de tomate
- Opção 3: Salada: 1 prato (sobremesa) de folhas verdes (rúcula, agrião, alface-americana), 1/2 cenoura ralada, 1/2 pepino em rodelas, pouco sal, limão e 1 fio de azeite extravirgem + 1 sobrecoxa grande (100 g) sem pele, assada com gengibre ralado e shoyu + 3 col. (sopa) de quinua com brócolis (fazer igual a arroz com brócolis)
Lanche da tarde:
- Opção 1: 1 banana-prata com 1 col. (sopa) de aveia (ou granola light)
- Opção 2: 1 tapioca (feita com 2 col./ sopa de goma de tapioca) com 1 col. (chá) de geleia sem açúcar (ou patê de tofu)
- Opção 3: 3 rodelas de batata-doce cozida (ou assada) com 2 col./sobremesa de queijo cottage e orégano
Jantar:
- Opção 1: 3 conchas médias de sopa de abóbora com gengibre+ 1 filé (100 g) de frango grelhado com ervas
- Opção 2: 3 conchas médias de missoshiro (receita ao lado) + 1 posta (100 g) de peixe grelhado (ou assado) +1 prato (sobremesa) de legumes cozidos (brócolis, abobrinha e chuchu)
- Opção 3: 1 abobrinha recheada com atum light ao forno + 2 col. (sopa) de chucrute
Fonte: M de Mulher