Médico Tarcísio Machado vai substituir Paloma Libanio na superintendência do HC
Uma portaria expedida pelo governo estadual ontem (6) e publicada hoje (7) no Diário Oficial do Estado de São Paulo aponta o médico reumatologista Tarcísio Adilson Ribeiro Machado como substituto de Paloma Libanio na superintendência do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Marília (Famema).
Segundo a assessoria de imprensa do hospital, Tarcísio Machado, que já atua como médico no HCFamema, assumirá a função durante a licença maternidade de Paloma Libanio. Casada com o médico especialista em Medicina de Emergência, Renato Tambelli, Paloma recentemente deu à luz seu quarto filho.
Tarcísio é um profissional respeitado na área da medicina e atua como reumatologista na cidade. Nos próximos 120 dias, ele será responsável pela administração do HC, que é referência em atendimento pelo SUS para 62 municípios da região de Marília.
Atualmente, o complexo do HC está passando por obras para a construção do novo Hospital Materno Infantil (HMI), cuja entrega está prevista para o final do ano. A nova unidade contará com mais de 200 leitos.
O Marília Notícia apurou que a princípio a substituição é temporária, mas existe a possibilidade de se tornar permanente após o período de licença de Paloma.
A nomeação ocorre em meio a um contexto conturbado e disputa política. Em março do ano passado a deputada estadual Dani Alonso (PL) alertou, em discurso na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), uma suposta irregularidade na manutenção de Paloma Libanio no cargo.
Segundo Dani Alonso, Paloma, que é aliada do também deputado estadual Vinicius Camarinha (PSDB), foi nomeada em novembro de 2016 e deveria ter sido reconduzida ou substituída após quatro anos, através da elaboração de uma lista tríplice de candidatos, que seria avaliada pelo então governador. No entanto, isso não ocorreu.
No dia 16 de março de 2023, Dani Alonso encaminhou um ofício ao presidente do Conselho Deliberativo do HCFamema, Dr. Valdeir Fagundes de Queiroz, cobrando providências para regularizar a situação.
Em reposta, em abril do ano passado o Conselho Deliberativo formou, após votação dos membros, uma lista tríplice para possível indicação de um substituto de Paloma. Nesta lista estavam os doutores Tarcísio Adilson Ribeiro Machado, Ludvig Hafner e Geraldo Benedito Gentile Stéfano.
A relação foi enviada ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para que ele decidisse o novo superintendente. No entanto, prestigiando Vinicius, o chefe do Executivo adiou a decisão o máximo que pôde e somente agora, por conta da condição médica de Paloma, é que a mudança foi efetuada.