Vinicius busca ‘ouvir as ruas’ para montar plano de governo participativo
O deputado estadual e ex-prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) realizou um evento de pré-campanha, neste sábado (1), para lançar uma ferramenta online que promete colher sugestões para elaboração de um plano de governo. O ato em um hotel do Centro de Marília reuniu políticos e lideranças, vários deles pré-candidatos à Câmara.
Vinicius se comprometeu a “ouvir as ruas” para definir as prioridades e metas de governo, em um eventual retorno ao Executivo. Ele destacou, principalmente, as expressões: família e participação popular. Em um auditório lotado de aliados, foi recebido com festa ao som de “Novo Tempo”, de Vitor Martins e Ivan Lins.
O ex-prefeito se manteve ao lado da esposa Beatriz Vilela. Ele citou e abraçou a mãe, Paula Almeida, e a avó, dona Marilda, presentes na primeira fila. O pré-candidato apresentou e interagiu várias vezes com os filhos Vicenzo (quatro anos) e Angelina (dois), destacando a desenvoltura e afeto dos filhos.
“Eu estou muito feliz em estar aqui, ao lado de muitas pessoas preocupadas com a cidade, para a gente construir um município melhor, uma cidade que acolhe, uma cidade que cuida, uma cidade que abraça, uma cidade que dá a mão a todos nós marilienses”, disse Vinicius.
O deputado falou de esperança e acolhimento. Afirmou que, como líder político e cidadão, “dá passos seguros em direção a um movimento de construção coletiva, em um futuro em que todos participarão.”
PLANO DE GOVERNO
Com uma pré-campanha que se esforça para apresentar novidades, mesmo com um auditório lotado de rostos conhecidos da política mariliense, Vinicius Camarinha aposta em ferramentas mais modernas e interativas.
O parlamentar apresentou a iniciativa “Marília que cuida”, que consiste em um site onde qualquer morador poderá acessa e opinar, indicando áreas e descrevendo problemas que exigem ação do Poder Público. A ideia, segundo ele, é usar a plataforma para elaborar um plano de governo.
Vale lembrar que o documento deve ser recebido pela Justiça Eleitoral com o registro de candidatura. A população poderá consultar e inclusive, em eventual vitória, cobrar seu candidato com base no que foi declarado no plano de governo.
Sobre isso, Vinicius declarou que “nós estamos lançando aqui o plano de governo participativo. É a construção de um futuro que acolha todos nós. E essa será uma construção, onde todos poderão participar. Vamos andar todos os cantos da cidades. Norte, sul, leste, oeste, distritos, nós vamos conversar com todos os segmentos da nossa cidade, todos. E as pessoas também poderão, de casa, mandar sua sugestão”, disse.
RETOMADA
O ex-prefeito afirmou ainda que não será elaborado apenas o “melhor plano de governo”, mas a cidade terá o “melhor governo da história de Marília”. A população, segundo ele, precisa de muitas melhorias.
“Quer que melhore seu bairro, sua comunidade, então nós vamos ter ferramentas para que as pessoas também participem desse plano de governo. Então, de tudo que nós colhermos, vamos apresentar as propostas viáveis, as que possam ser executadas”, garantiu.
Provocado por um jornalista, que afirmou ter ouvido um “até breve” de Vinicius, no dia em que apertou a mão do prefeito eleito Daniel (à época, empossado), o agora pré-candidato fez uma referência indireta ao adversário.
“Até breve não é meu. É o sentimento das ruas, das pessoas. Eu não sou candidato por uma vontade própria. Eu sou candidato a uma vontade colegiada das pessoas. Sou candidato por duas razões: porque amo minha cidade e porque tenho a convicção que posso fazer muito mais do que já fiz e muito mais do que esse governo que está aí”, pontuou.
ALIANÇAS
Participaram do evento líderes do PSDB e Cidadania, legendas que integram a Federação partidária de Vinicius, além de representantes do Solidariedade (dirigidos por aliados), Podemos e Avante, ambos controlados pelo pai, Abelardo Camarinha.
Estiveram presentes também o vereador Rogério Alexandre da Graça (Progressistas) e o ex-vereador Sílvio Harada (PSD). As duas legendas dialogam com Vinicius, embora apoios ou não só devem ser formalizados com as convenções.
A plataforma www.mariliaquecuida.com.br pode ser acessada por todos.