MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
sex. 17 maio. 2024
SAÚDE PÚBLICA

Vírus sincicial e Influenza A estão em ascensão na maior parte do país, diz Fiocruz

Vírus sincicial respiratório é o principal agente causador de bronquiolite em bebês.
por Folhapress

O boletim InfoGripe, da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (16), mostra aumento de internações respiratórias causadas pelo VSR (vírus sincicial respiratório), que afeta especialmente crianças, em boa parte do território nacional.

O VSR é o principal agente causador de bronquiolite em bebês, uma doença respiratória comum e altamente contagiosa, cujos sintomas principais são tosse e falta de ar. Em geral, os casos são leves, mas podem resultar em internações hospitalares. Este vírus é responsável por 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias nos pequenos, segundo especialistas.

A circulação do VSR gera aumento da incidência e da mortalidade por infecções respiratórias causadas por esse vírus em crianças de até dois anos. Outros vírus respiratórios com destaque para a incidência de Srag (síndrome respiratória aguda grave) em crianças são rinovírus, Influenza A (gripe) e Covid.

Em 1º de abril deste ano, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a primeira vacina para gestantes contra o VSR. Desenvolvido pela Pfizer, o imunizante Abrysvo oferece proteção de 82% a bebês de até três meses de idade contra infecções graves.

Mulheres grávidas devem receber uma única dose entre a 24ª e 36ª semana de gestação, como forma de oferecer resposta imune contra infecções respiratórias causadas por VSR nos bebês até 6 meses de idade. Os anticorpos produzidos pelas mães chegam até o bebê por meio da placenta.

Nas últimas oito semanas epidemiológicas, a mortalidade por Srag foi semelhante entre crianças pequenas e idosos. Neles, os óbitos são associados ao Covid-19 e ao vírus da gripe.

Os dados do Rio Grande do Sul não foram considerados nesse boletim, devido à dificuldade de atendimento da população atingida pelos eventos climáticos extremos. Porém, especialistas recomenda o uso de máscaras e a vacinação já que a queda da temperatura e a situação de vulnerabilidade podem agravar quadros respiratórios.

Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, lembra que a campanha de vacinação para Influenza A está aberta para todos com seis meses ou mais de idade e recomenda o uso de máscaras adequadas para qualquer pessoa que for a uma unidade de saúde e a quem estiver com sintomas de infecção respiratória, especialmente aos moradores do RS.

Segundo Gomes, a vacina e os cuidados são fundamentais no estado pois, com a atual queda das temperaturas na região e a situação de vulnerabilidade, os quadros respiratórios podem se agravar. Nas últimas semanas epidemiológicas, o estado já vinha registrando aumento no ritmo de crescimento das internações por infecções respiratórias, especialmente influenza A e VSR.

Gomes destaca ainda a importância da vacinação como forma de proteção durante a tragédia em curso no estado, principalmente contra gripe, Covid, hepatite e tétano.

Em relação ao VSR, alguns estados do Nordeste, Centro-oeste e Sudeste se observa interrupção do crescimento ou queda. Segundo o boletim, 16 unidades federativas (UFs) apresentam sinal de crescimento de SRAG na tendência de longo prazo: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

No cenário nacional, há sinal de estabilidade na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) e de queda na de curto prazo (últimas três semanas). Em 2024, foram notificados 53.179 casos de Srag, 25.194 (47,4%) eram positivos, 19.434 (36,5%) negativos e 5.645 (10,6%) aguardam resultado laboratorial.

Nas últimas quatro semanas, os vírus que mais prevaleceram entre os casos positivos foram: VSR (56,8%), Influenza A (27,6%), Covid-19 (5,1%), e Influenza B (0,2%). Entre os casos de morte com resultado positivo para algum vírus respiratórios, tem-se influenza A (47,1%), influenza B (0,8%), VSR (13,4%), e Covid-19 (35,1%).

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Idoso passa mal ao volante e provoca acidente no Centro de Marília
  • 2
    Motorista morre após passar mal ao volante e invadir a contramão na SP-294
  • 3
    Imagens flagram acidente com idoso que passou mal no Centro de Marília
  • 4
    Prefeitura abre inscrição para 336 moradias do Minha Casa, Minha Vida

Escolhas do editor

RECUPERAÇÃO
Depois de quase 80 dias, sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem altaDepois de quase 80 dias, sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem alta
Depois de quase 80 dias, sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem alta
Busca por condomínios com lazer e segurança cresce e muda perfil urbanoBusca por condomínios com lazer e segurança cresce e muda perfil urbano
Busca por condomínios com lazer e segurança cresce e muda perfil urbano
LEGISLATIVO
Prefeitura propõe reajuste no Bolsa Atleta e aumento do teto em MaríliaPrefeitura propõe reajuste no Bolsa Atleta e aumento do teto em Marília
Prefeitura propõe reajuste no Bolsa Atleta e aumento do teto em Marília
TRÂNSITO
Imagens flagram acidente com idoso que passou mal no Centro de MaríliaImagens flagram acidente com idoso que passou mal no Centro de Marília
Imagens flagram acidente com idoso que passou mal no Centro de Marília

Últimas notícias

Depois de quase 80 dias, sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem alta
Busca por condomínios com lazer e segurança cresce e muda perfil urbano
Prefeitura propõe reajuste no Bolsa Atleta e aumento do teto em Marília
Motorista morre após passar mal ao volante e invadir a contramão na SP-294

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie