MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Política
qua. 15 maio. 2024
TRAGÉDIA RS

Oposição vai a Lewandowski se queixar de investigação sobre fake news

Governo Lula acionou a PF para investigar e responsabilizar quem disseminar fake news sobre as ações no RS.
por Folhapress

O ministro Ricardo Lewandowski, da Justiça e Segurança Pública, recebe nesta quarta-feira (15) um grupo de deputados da oposição para dar esclarecimentos sobre a apuração em curso na PF (Polícia Federal) contra quem divulga notícias falsas relacionadas com a tragédia climática no Rio Grande do Sul. Além disso, os deputados federais querem discutir também o decreto que restringe o uso de armas.

O governo do presidente Lula (PT) acionou a PF para investigar e responsabilizar quem disseminar fake news sobre as ações no RS. Na última terça-feira (7), o Ministério da Justiça anunciou que pediu à PF a abertura de investigação.

A reunião ficou definida em sessão da CCJ da Câmara desta terça (14). Parlamentares da oposição apresentaram requerimentos de convocação do ministro. Mas a base conseguiu um acordo para que eles se encontrassem com o chefe da Justiça já nesta quarta.

“A praxe diz que requerimentos de convocação devem ser uma saída extrema, feitos em último caso”, disse Rubens Pereira (PT-MA). Segundo ele, caso a reunião não seja satisfatória, a CCJ volta a analisar os requerimentos, mas convertidos em convite.

Um dos autores dos pedidos de convocação, o deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP) concordou com a sugestão. “A reunião amanhã pode ser muito frutífera na discussão tanto no PDL das armas quanto na forma como a PF tem sido instrumentalizada para perseguir aqueles que não concordam com a versão oficial do governo que tem sido apresentada”, afirmou.

O colegiado também concordou em retirar de pauta requerimentos de convocação a Paulo Pimenta, atual ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência) e recém anunciado para a função de ministro extraordinário da reconstrução do Rio Grande do Sul.

Segundo parlamentares da base, ele se comprometeu a ir à Câmara em 28 de maio. “Temos enxergado o movimento do governo para suprimir o trabalho parlamentar de fiscalização, para suprimir nossa liberdade de expressão e nossas prerrogativas do cargo. Esse esforço pelo ministro é muito sério e merece a oportunidade de esclarecer os motivos dessa perseguição”, disse Bilynskyj.

Em uma parte vazada do áudio de reunião com ministros na sala de risco montada para coordenar as ações sobre o RS, Pimenta fala que é preciso “botar pra foder com os caras” que divulgam notícias falsas.

***

ANA POMPEU

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Justiça recebe denúncia por homicídio, mas nega prisão de suposto mandante
  • 2
    PF prende mulher condenada por facilitar tentativa de latrocínio em escola
  • 3
    Suposto dentista é acusado de estelionato após receber e não realizar serviço
  • 4
    BR-153 segue interditada e não tem previsão de liberação em Marília

Escolhas do editor

VIOLÊNCIA
PF prende mulher condenada por facilitar tentativa de latrocínio em escolaPF prende mulher condenada por facilitar tentativa de latrocínio em escola
PF prende mulher condenada por facilitar tentativa de latrocínio em escola
ZONA NORTE
Justiça recebe denúncia por homicídio, mas nega prisão de suposto mandanteJustiça recebe denúncia por homicídio, mas nega prisão de suposto mandante
Justiça recebe denúncia por homicídio, mas nega prisão de suposto mandante
RODOVIAS
BR-153 segue interditada e não tem previsão de liberação em MaríliaBR-153 segue interditada e não tem previsão de liberação em Marília
BR-153 segue interditada e não tem previsão de liberação em Marília
RECICLA LEGAL
Reciclagem ganha força em workshop inédito e une setor em MaríliaReciclagem ganha força em workshop inédito e une setor em Marília
Reciclagem ganha força em workshop inédito e une setor em Marília

Últimas notícias

MAC bate a Francana, confirma 2ª vaga e pega São Bernardo na próxima fase
PF prende mulher condenada por facilitar tentativa de latrocínio em escola
Mega-Sena tem prêmio acumulado em R$ 8 milhões; sorteio é neste sábado
Ator e diretor teatral Juca de Oliveira morre aos 91 anos em São Paulo

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie