‘Eu e minha família no céu’, de Domingos Jardim, propõe desafio, mas ensina o caminho
São 37 anos de mistério, com estudos da mensagem cristã e ensino diário do evangelho. A vida diante dos púlpitos – e principalmente fora deles, no cotidiano das pessoas – levou o pastor Domingos Jardim, presidente da Primeira Igreja Batista de Marília (PIB), a um caminho natural: às mãos do leitor.
Um livro que acaba de ser lançado em Marília marca a nova fase. Eu e minha família no céu – 50 dias de oração com a família (editora Manah Books) inova como uma espécie de devocional para os pequenos coletivos, dentro de casa. É onde crianças e adolescentes são “treinados”, com impacto em toda a sociedade.
A obra é a quinta lançada por Domingos. Recentemente, ele entregou aos leitores cristãos o livro “Movidos pelo Espírito Santo” (editora Rayah), com prefácio do pastor Marcelo Toschi.
A mais nova produção soma-se a outros quatro títulos publicados anteriormente e marca uma nova fase na escrita literária de Jardim. O hábito de registrar todos os textos, muitos deles utilizados nas pregações, gerou farto material para pesquisa e estudos.
As obras têm sido uma verdadeira “bússola” – à luz da Bíblia – para compreensão de temas diversos, respostas a dilemas da sociedade, um olhar para a Igreja e fora dela, em reflexões referenciadas (com fontes) capazes de enriquecer a vida espiritual.
EU E MINHA FAMÍLIA NO CÉU
Para Domingos, o livro chega em boa hora. “Considero da maior relevância para esse mês, para esse período do ano. Em maio costuma-se falar muito da família. Temos o Dia das Mães, mas esse livro, na verdade, é um devocional para 50 dias”, explica.
O pastor presidente da PIB, em um exercício de pesquisa teológica, analisou os textos sobre as principais famílias da Bíblia. “São três volumes. O primeiro é este publicado; os demais estou escrevendo ou esboçando”, explica.
No primeiro volume, ele parte do mais essencial princípio. “O amor a Deus. Quem ama ao Senhor, ensina os filhos também a amá-lo de todo coração. É o primeiro mandamento”, pontua.
Desde a família de Adão, o escritor traz estudos de caso, resgatando em pequenos capítulos – para leitura diária – eventos de famílias funcionais e também desfuncionais.
“E esse livro vai de Gênesis até 1 Crônicas. Vamos aprender com as famílias da Bíblia, o que deu certo e o que não deu certo, para não permitir que isso ocorra na nossa casa”, explica.
Através de reflexões sobre temas como amor, respeito, obediência, comunicação e fé, o livro “Eu e Minha Família no Céu” busca inspirar os leitores a construir famílias fortes e coesas, fundamentadas nos princípios bíblicos.
De forma consciente, as páginas da nova obra propõem um propósito de 50 dias. “É o tempo médio que precisamos para mudar ou adotar um novo hábito”, ensina Domingos Jardim.
Em quase 40 anos de ministério, o pastor assistiu a muitas mudanças sociais, mas ajuda o leitor a resgatar alguns princípios que nunca deveriam mudar. “Precisamos de uma ‘reforma na família’, nos valores. Uma sociedade jamais será melhor que as suas famílias”, acredita.
DIA DAS MÃES
Em homenagem especial às mães, cujo o dia é lembrado neste domingo (12), Jardim destaca o dom de gerar, carregar e dar vida. E em nome do amor deste, o pastor deseja uma feliz data para todas aquelas que exercem com maestria o dom divino.
COMO ADQUIRIR
Os livros do pastor Domingos Jardim podem ser adquiridos nas livrarias virtuais, principais sites de e-commerce do país, na livraria Manah Books Marília (rua Nove de Julho, 1.528, Centro) ou após os cultos da PIB Marília.
A Igreja está localizada à rua Fortunato Guerra, 430, Jardim América, próximo ao Marília Shopping e Condomínio Vila Flora III. Fale com o autor pelas redes sociais e conheça o trabalho da PIB Marília.
SOBRE O AUTOR
Domingos Jardim da Silva (11 de fevereiro de 1962), pastor sênior da Primeira Igreja Batista de Marília, lidera a instituição desde 1995 e coordena a rede Vida Plena, com atuação em diversos estados do Brasil e vários países.
Natural de Goiás, é bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Tocantins. Foi ordenado ao ministério em 1987. É doutor em ministério Missão Urbana e crescimento da igreja pela faculdade Teológica Sul Americana, no Paraná.
É casado com Rosângela e tem dois filhos: Renata e Davi Jardim. É avô do Lucas, Tito, Helena e do José, que chega em julho. O genros são: Jean e Jamila.
CONFIRA TODAS AS OBRAS DO AUTOR
- 2019 – Deus não tem netos – Editora Vida
- 2022 – Apocalipse: o tempo do fim chegou
- 2023 – Imitadores de Cristo
- 2024 – Movidos pelo Espírito Santo
- 2024 – Eu e Minha Família no Céu: 50 dias de oração com a família