Pompeia começa a vacinar crianças contra a dengue na rede básica de saúde
O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia (DHS), por meio da Vigilância Epidemiológica, iniciou nesta quarta-feira (8) – em todas as unidades de saúde – a aplicação das doses de vacinas contra a dengue. O imunizante será destinado a crianças de dez a onze anos, das 7h às 17h.
O público-alvo, nesta etapa da campanha, é o que concentra a maior proporção de hospitalização, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“A vacina da dengue é uma solução injetável, composta pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus da dengue atenuado, com objetivo a redução das hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelos vírus. O esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de três meses entre elas”, explica a enfermeira responsável pelo setor, Adriana Parra.
Para receber o imunizante, a criança deve estar acompanhada de um responsável e apresentar carteira de identidade ou certidão de nascimento. A recomendação para quem teve dengue recentemente é aguardar seis meses para tomar a vacina.
“O município de início irá monitorar a adesão desse público à campanha e, se possível, decidirá pela ampliação para população de até 14 anos”, conclui Adriana.