MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qui. 02 maio. 2024
IMPASSE

Câmara trava a nomeação do Conselho do Daem e MP recorre à Justiça

Para o MP, presidente Eduardo Nascimento teria cometido abusos de poder ao não colocar matéria para votação em plenário.
por Gustavo César
Conselho Deliberativo do Daem aguarda aprovação da Câmara de Vereadores (Foto: Divulgação)

A nomeação do Conselho Deliberativo do Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) está travada na Câmara desde fevereiro. A Prefeitura recorreu ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), que entrou com um mandado de segurança, com pedido liminar, para regularizar a situação. A solicitação foi protocolada na Justiça nesta quarta-feira (1º).

De acordo com o promotor de Justiça, Isauro Pigozzi Filho, ficou comprovado o “silêncio administrativo” da Câmara, sob a presidência do vereador Eduardo Nascimento (Republicanos), que não colocou a matéria para votação até o momento. O promotor pediu à Vara da Fazenda Pública de Marília que o projeto da autarquia seja incluído na próxima Ordem do Dia do Legislativo.

Segundo informações do Executivo, a nomeação dos conselheiros é feita pelo prefeito Daniel Alonso (PL) e precisa passar pela aprovação dos vereadores. A não nomeação dos novos conselheiros impede o funcionamento regular da autarquia, que necessita deliberar assuntos considerados urgentes.

Ainda conforme a Prefeitura, a matéria já teve parecer favorável da Comissão de Justiça e Redação no dia 14 de fevereiro deste ano e até agora a Casa de Leis não pautou o projeto na Ordem do Dia. O MP-SP acatou o pedido do Executivo e determinou providência imediata por parte do presidente da Câmara.

“Assim, em análise de cognição sumária, há prova pré-constituída que houve violação ao direito líquido e certo do impetrante de uma atuação administrativa célere, pois está comprovado o ‘silêncio administrativo’ da Câmara Municipal, pois mesmo com o parecer favorável da Comissão de Justiça e Redação, recomendando que o plenário referende a nomeação em 14 de fevereiro de 2024 , o poder legislativo, em violação ao art. 42, § 3º, de seu regimento interno, não incluiu o parecer para inclusão na ordem do dia para ser votada em plenário, configurando o silêncio administrativo desde o dia 14 de fevereiro de 2024”, considerou Isauro Pigozzi Filho, que pediu a votação da matéria em plenário.

O Marília Notícia entrou em contato com a assessoria de imprensa da Câmara, mas não houve resposta até o fechamento desta edição. Espaço permanece aberto para manifestação do Legislativo.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Empresa declara falência e abandona caçambas em rua da zona sul de Marília
  • 2
    Laudo pericial descarta indícios de violência em criança de três anos em Marília
  • 3
    Idoso fica gravemente ferido após ser atropelado por ônibus em Marília
  • 4
    Relato envolvendo criança de três anos é investigado em Marília

Escolhas do editor

CORPO DE DELITO
Laudo pericial descarta indícios de violência em criança de três anos em MaríliaLaudo pericial descarta indícios de violência em criança de três anos em Marília
Laudo pericial descarta indícios de violência em criança de três anos em Marília
INSALUBRE
Empresa declara falência e abandona caçambas em rua da zona sul de MaríliaEmpresa declara falência e abandona caçambas em rua da zona sul de Marília
Empresa declara falência e abandona caçambas em rua da zona sul de Marília
PODER LEGISLATIVO
Lei prevê multa por bullying e xingamentos em eventos esportivosLei prevê multa por bullying e xingamentos em eventos esportivos
Lei prevê multa por bullying e xingamentos em eventos esportivos
SÉRIE A3
Invicto, Marília encara o XV de Jaú fora de casa e tenta assumir liderança da Série A3Invicto, Marília encara o XV de Jaú fora de casa e tenta assumir liderança da Série A3
Invicto, Marília encara o XV de Jaú fora de casa e tenta assumir liderança da Série A3

Últimas notícias

Prefeitura interdita Ponte do Prata em Avencas após danos causados por chuvas
Unimar firma parceria com Wama para pesquisa em diagnóstico veterinário
PM apreende porções de cocaína e maconha com dupla em Marília
Parlamentares avançam em conquistas para a Saúde de Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie