Suspeita de rubéola em escola municipal de Assis gera afastamento de alunos
A Secretaria da Saúde de Assis confirmou na quarta-feira (17) dois casos de suspeita de rubéola em alunos da escola municipal de educação infantil “O Pequeno Polegar”. As crianças já receberam atendimento médico e aguardam os resultados dos exames, que devem ficar prontos na próxima semana. Uma segunda amostra de exames será realizada depois de 15 dias.
Segundo a pasta, os casos ainda estão em investigação e não há confirmação da doença. Uma equipe da unidade de saúde esteve na escola para realizar a vacinação nas crianças e orientar os pais e responsáveis sobre o caso.
De acordo com a chefe do Departamento Infantil e Pedagógico da Secretaria Municipal da Educação, Graziela Cristina de Oliveira Holmo, a escola realiza um trabalho de orientação às famílias sobre a importância de manter as doses vacinais em dia.
DOENÇA
A rubéola é uma doença infecto-contagiosa que atinge principalmente crianças entre cinco e nove anos. A transmissão acontece de uma pessoa para outra, através da emissão de gotículas das secreções respiratórias dos doentes.
Os sintomas da rubéola são febre, dor de cabeça, dor muscular, coriza, tosse, conjuntivite e erupção cutânea avermelhada.
PREVENÇÃO
A melhor forma de prevenir a doença é através da vacinação. A tríplice viral contra sarampo, caxumba e rubéola é aplicada gratuitamente nas unidades básicas de saúde do município.