MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 17 abr. 2024
TURISMO E LAZER

Governo do Estado destina cadeiras adaptadas para a prática de trilhas em Marília

Projeto Trilha Acessível foi lançado em 2022 pelo programa Cidades Acessíveis, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
por Gustavo César
Cadeiras adaptadas para trilha poderão ser utilizadas por marilienses com algum tipo de deficiência física (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Marília transferiu para a pasta de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico os kits de cadeiras adaptadas para trilhas, fornecidos pelo Governo do Estado através do projeto Trilha Acessível, desenvolvido pelo programa Cidade Acessível.

Os equipamentos agora vão fazer parte de um programa de incentivo ao ecoturismo inclusivo no município, que disponibilizará gratuitamente as ferramentas de inclusão para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida de Marília. O programa está em fase de regulamentação para ser lançado.

Segundo a secretária municipal de Direitos Humanos, Wania Lombardi, os equipamentos chegaram no último mês, após a inclusão do município no projeto Trilhas Acessíveis. “Estamos fazendo a transferência patrimonial dos equipamentos ao setor de turismo, para que juntos, possamos promover um programa em parceria para incentivar a inclusão em atividades de ecoturismo, promovendo a inclusão e acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Vamos permitir assim que elas desfrutem das trilhas naturais assim como qualquer outra pessoa”, destacou.

Para o secretário municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora, os equipamentos agora farão parte do acervo de apoio ao turismo inclusivo, através de um programa de empréstimo gratuito ao cidadão.

“O programa ainda está em elaboração, mas a ideia é que interessados em utilizar as cadeiras adaptadas para uso em trilhas ou locais de difícil acesso, possam retirar o equipamento em um local oferecido pelo setor de Turismo, por meio da assinatura de um termo de responsabilidade, no qual constam orientações sobre o uso do equipamento, que exige de dois a quatro acompanhantes como corresponsáveis”, explicou.

TRILHA ACESSÍVEL

O projeto Trilha Acessível foi lançado em 2022 pelo programa Cidades Acessíveis, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A iniciativa consiste na disponibilização de cadeiras adaptadas para cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida para utilização em  trilhas ou programas inclusivos de cidades turísticas e unidades de conservação ou locais de difícil acesso a cadeirantes.

“As Pessoas Com Deficiência (PCD) têm o direito ao turismo e ao lazer em igualdade de oportunidades com as demais pessoas. Estamos muito gratos com o apoio do Estado em nossas ações de inclusão e acessibilidade e em breve os equipamentos estarão disponíveis para a população”, garantiu o prefeito de Marília, Daniel Alonso (PL).

CADEIRAS ADAPTADAS

A cadeira adaptada para trilhas é um equipamento com um assento e encosto acolchoado, com cintos de segurança, apoio para os pés, uma roda central embaixo do assento, duas barras na frente e duas barras atrás que servem para puxar e empurrar por outros ajudantes. Há ainda barras laterais que servem para estabilizar a cadeira de trilha quando ela estiver parada. O modelo ainda vem com freios e amortecedores.

A cadeira adaptada para trilhas já está disponível em diversas cidades turísticas do Estado, inclusive Parques Estaduais, como do Jaraguá, Serra do Mar, Ilha do Cardoso, Nascentes do Paranapanema, Caverna do Diabo, Prelado, Ilha Bela, Campina do Encantado, Furnas do Bom Jesus, Itinguçu, Rio Turvo, Vassununga, Carlos Botelho, Morro do Diabo e Ilha Anchieta, entre outros.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Imagens mostram briga em escola de Marília; polícia e Samu acionados
  • 2
    Engenheiro tem moto furtada em mercado durante as compras na zona norte
  • 3
    MN TV: Dor extrema e longa espera marcam drama de aposentada
  • 4
    Mototaxista ferido com golpe de foice deixa hospital e polícia investiga agressor

Escolhas do editor

SAÚDE
MN TV: Dor extrema e longa espera marcam drama de aposentadaMN TV: Dor extrema e longa espera marcam drama de aposentada
MN TV: Dor extrema e longa espera marcam drama de aposentada
DIA DAS MÃES
Super Real Lar reúne opções personalizadas para o Dia das MãesSuper Real Lar reúne opções personalizadas para o Dia das Mães
Super Real Lar reúne opções personalizadas para o Dia das Mães
AMBIENTE ESCOLAR
Imagens mostram briga em escola de Marília; polícia e Samu acionadosImagens mostram briga em escola de Marília; polícia e Samu acionados
Imagens mostram briga em escola de Marília; polícia e Samu acionados
SESC MARÍLIA
Obras do Sesc Marília sofrem novo atraso e inauguração fica para o segundo semestreObras do Sesc Marília sofrem novo atraso e inauguração fica para o segundo semestre
Obras do Sesc Marília sofrem novo atraso e inauguração fica para o segundo semestre

Últimas notícias

MN TV: Dor extrema e longa espera marcam drama de aposentada
Super Real Lar reúne opções personalizadas para o Dia das Mães
Câmara aprova aumento de penas para estupro e assédio sexual
Mesada e viagens internacionais: veja o que PF diz sobre Ciro Nogueira

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie