A importância da assessoria financeira para seus investimentos
Quando uma pessoa decide começar a fazer aplicações financeiras, sem dúvidas o principal objetivo dela é aumentar os seus recursos e, assim, fazer sua renda crescer para realizar seus sonhos. O grande problema é que essa tarefa não é fácil, apesar de parecer.
E é aqui que entra a assessoria de investimentos! Nesse sentido, se você não conhece o mercado financeiro, na maioria dos casos, o melhor caminho é contar com uma assessoria de investimentos.
De forma geral, são profissionais que entendem o seu momento de vida, analisam seu perfil e objetivo podendo assim orientar as melhores oportunidades e soluções para sua carteira e uma rotina de acompanhamento periódico dos investimentos recomendados.
Mesmo assim, ainda há grande resistência sobre a atuação da assessoria de investimento, principalmente por falta de conhecimento da atuação do assessor, mas engana-se quem pensa que essa assessoria não é importante.
E é por isso que vamos falar hoje sobre a importância da assessoria de investimentos e como ela pode te ajudar a montar uma carteira de investimento que entregue os objetivos que você sempre quis ter. Boa leitura!
O que é assessoria de investimentos?
Primeiramente, a assessoria de investimentos é um serviço prestado pelo profissional que é chamado de assessor de investimento.
Em suma, sua função é guiar seus clientes na jornada de investimentos em todas as decisões que estão relacionadas ao mercado financeiro.
Regulamentada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o assessor trabalha tanto para pessoas iniciantes em operações no mercado quanto para os investidores mais experientes. Atuando em todos os segmentos (desde o início da jornada nos investimentos até os clientes PRIVATES, por exemplo).
Assim, por ter uma grande responsabilidade, é importante deixar claro que, para atuar nessa função, é preciso ter formação específica, mediante a provas de certificação e experiência no mercado a fim de garantir segurança e qualidade para quem contratou esse serviço. Além de conhecer e entender o quão sólida e séria é a instituição a qual esse assessor faz parte!
Quais os benefícios de contratar uma assessoria de investimento?
Se você não tiver um bom conhecimento sobre investimentos, aquilo que era para ser um negócio lucrativo pode se tornar uma grande dor de cabeça diante do tamanho do prejuízo.
O assessor está mais preparado para enfrentar a volatilidade (altos e baixos) do mercado e buscará livrar você de aplicações equivocadas, que podem colocar em risco sua rentabilidade.
Fora isso, a assessoria de investimento vai te auxiliar de acordo com seu planejamento financeiro, trabalhando com os recursos que você tem à disposição e permitindo que você faça aplicações apenas que estão dentro de seu orçamento.
Mas em uma empresa de assessoria com atendimento completo, como a BLUE3 Investimentos, por exemplo, os serviços vão muito além.
Primeiramente, para que o assessor possa ter todas as ferramentas e suporte necessários para apoiar o investidor da melhor forma, a empresa conta um grande time de inteligência, como a mesa de renda variável, mesa de renda fixa, agro e commodities, área de seguros, assessoria corporate, área internacional e muito mais!
Mas antes de qualquer coisa, é fundamental conhecer um pouco da sua vida para definir o seu perfil de investidor.
Qual a importância de conhecer seu perfil?
Para determinar qual é o seu perfil de investidor – conservador, moderado ou agressivo –, o assessor vai avaliar quais são seus objetivos e metas de maneira técnica e prática. Depois disso, desenvolverá a estratégia que mais se adequa com você.
O profissional também faz um diagnóstico de seus investimentos atuais, apontando erros (se houver) e mostrando as opções possíveis para correção.
Fazendo isso, sua carteira será otimizada, deixando claro quais são os riscos e retornos de cada aplicação.
A partir daí, é fundamental que o assessor junto empresa de assessoria de investimentos continue o acompanhando tanto da carteira quanto dos objetivos pessoais para garantir que estão sendo cumpridos conforme traçados.
Em alguns casos, o assessor pode sugerir mudanças em carteira, como a compra e venda de ativos, para se manter aderente a entrega dos acordos.
Quando contar com uma assessoria financeira?
O correto a se fazer antes de começar a atuar no mercado financeiro é contar com um assessor de investimentos.
Existem inúmeras barreiras nessa área e qualquer decisão tomada de forma errada pode trazer consequências graves (seja rentabilidade negativa ou questões tributárias por exemplo).
Assim, se você não tem conhecimento sobre o mercado, é fundamental passar por uma assessoria, afinal, contar com essa ajuda não deixa de ser um investimento.
Vale ressaltar também a importância da assessoria de investimentos em momentos de crise. Assim, você não corre o risco de tomar decisões precipitadas.
E caso você tenha interesse ou alguma dúvida sobre assessoria financeira, procure sempre uma empresa de assessoria e um assessor de confiança para te guiar na jornada do mundo dos investimentos.
***
Bruno Bigueti (@brunobigueti) é sócio de um dos maiores e mais premiados escritórios de assessoria de investimentos do Brasil, a BLUE3 Investimentos (@blue3investimentos), e é responsável pela região de Marília.