Offspring brinca e faz a alegria de fãs sob chuva no primeiro dia do Lollapalooza
Desde 1997, na primeira vez que tocou no Brasil, o Offspring já se apresentou no país em mais de 30 ocasiões. A noite desta sexta (22), no primeiro dia da edição de 2024 do Lollapalooza Brasil, certamente foi uma das mais especiais.
Isso porque a banda tocou antes do Blink-182, contemporâneos de punk dos anos 1990. Assim, a plateia no palco Budweiser estava recheada de fãs tanto do grupo headliner quanto da atração anterior.
A chuva atrapalhou. Se de tarde a garoa tomou o Autódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo, no começo da noite choveu forte. Dexter, vocalista da banda, contudo, disse que não ligava para a água que caía do céu.
“Acho que estou sonhando, Dex, não é real”, provocou o guitarrista, Noodles. O cantor respondeu que “eles [a plateia] não ligam que está chovendo, e eu não ligo, está deixando melhor”.
De fato, a multidão além de abarrotada estava pulando e cantando junto do arsenal de hits da banda californiana. Formado nos anos 1980, o Offspring estourou na duas décadas seguintes, com um punk mais pop que seus contemporâneos.
Na verdade, o Offspring faz um punk de cintura mole, um tanto mais balançado que o comum no gênero -em entrevista à reportagem, Noodles disse que esse era um motivo da banda ser amada pelos latinos. É uma música também mais bem-humorada, característica que eles levam aos shows.
Noodles e Dexter brincaram com os exageros que artistas dizem no calor do palco. Afirmaram que este era o melhor show de suas vidas, e que também era o show de música mais importante de todos. Logo em seguida, pediram que a plateia gritasse sonoros “fuck you” -ou “foda-se”.
No palco do Lollapalooza, o Offspring foi uma mistura disso tudo com os acordes e bateria acelerados, que flertam com o hardcore, e os refrões que marcaram uma geração. A setlist foi inteira dedicada aos sucessos da fase áurea da banda.
Começaram com “Come Out and Play”, de “Smash”, álbum que alavancou o Offspring para o sucesso no rádio e na MTV, de 1994. Passaram por sucessos dos álbuns seguintes e um cover de “Blitzkrieg Bop”, dos Ramones, antes de cair numa sequência de hits incontornáveis no rock.
Foram de “Why Don’t You Get a Job?” a “You’re Gonna Go Far, Kid”, passando por “(Can’t Get My) Head Around You”, “Pretty Fly (for a White Guy)”, “The Kids Aren’t Alright” e “Self Esteem”. Esta última, sobre falta de autoestima do ponto de vista masculino, foi uma das mais celebradas.
***
POR LUCAS BRÊDA