Prefeitura orienta moradores e intensifica ações de controle ao Aedes nos bairros
O Dia D de contra a dengue em Marília contou com várias atividades educativas para conscientização sobre a doença e o vetor Aedes aegypti, além de ações de controle para exterminar as larvas do mosquito e seus criadouros.
Durante esta sexta-feira (1º), equipes da Secretaria Municipal de Saúde estiveram nas unidades de saúde, empresas e residências. A partir da semana que vem, a Educação também receberá um trabalho especial.
Os pacientes que buscaram atendimento em uma das 60 unidades de saúde de Marília receberam materiais educativos e informações sobre o atual plano de combate contra a dengue, além de alertas como o número de casos confirmados na região em que mora.
Algumas empresas da cidade também participaram do Dia D, entre elas a Coca-Cola, que recebeu equipes da Saúde para conscientização sobre a dengue dentre os colaboradores.
A iniciativa incluiu atividades, aplicação de inseticida com bomba costal em pontos estratégicos, que são locais que abrigam reciclagem, ferro-velho, entre outros ambientes assim como o acompanhamento de canteiro de obras com retirada de material com água parada, além de tratamentos com larvicida em reservatórios não-removíveis.
O Dia D também contou com reunião do Comitê Intersetorial de Combate à Dengue. A equipe debate, todas as sextas-feiras, os rumos do município no bloqueio do mosquito Aedes e no tratamento dos moradores com dengue.
Atualmente, o plano é de atendimento prioritário para pessoas com sintomas da dengue na atenção básica, nebulização e limpeza das ruas e atividades educativas em todas as secretarias.