Prefeitura inicia nebulização contra a dengue a partir desta terça na zona norte
Vários bairros da zona norte de Marília começam a receber a nebulização com o equipamento acoplado a veículo – conhecido pela sigla NAV – a partir desta terça-feira (20), a partir das 19h30. O serviço será realizado pela Prefeitura de Marília, que orienta os moradores das áreas sobre os cuidados que devem ser adotados durante o período de passagem da NAV.
As orientações são para que os moradores abram bem as portas e janelas, para que a nebulização consiga atingir todos os locais que possam ser criadouros do mosquito Aedes aegypti, agente vetor da dengue. É indicado que sejam retiradas as roupas do varal e que cubram bem os alimentos. É preciso ainda ter um cuidado especial com os animais de estimação, retirando os recipientes de água e alimentos. No caso dos pássaros, é recomendado que as gaiolas sejam cobertas.
A primeira região atendida na cidade fica na zona norte, devido a maior concentração de casos positivos para dengue em comparação às demais regiões da cidade. A nebulização será feita nos bairros Castelo Branco, Prolongamento do Palmital, Jânio Quadros, Jardim Sasazaki, Cerqueira César, Juscelino Kubitschek (JK), Alcir Raineri e outros da região, incluindo os bairros próximos ao supermercado Kawakami Norte.
O serviço utilizará produto fornecido pelo Governo do Estado de São Paulo e foi dividido em três áreas. A primeira atendida, de cor roxa (ver no mapa), logo no dia 20, fica quase toda no Prolongamento do Palmital. Na continuidade, no dia 21 (também a partir das 19h30), a área verde (ver no mapa) receberá a NAV, no combate à dengue na região do bairro Jânio Quadros. A terceira área já prevista, demarcada com a cor laranja (ver no mapa) compreende os bairros que ficam após a rua José Alves Petito e terá o serviço no dia 22 (a partir das 19h30).
Essas três áreas programadas receberão quatro ciclos de nebulização, assim, o serviço deve ser concluído dentro de quatro semanas. A NAV deve circular entre as ruas a partir das 19h30. A atividade pode ser adiada caso no dia esteja chovendo ou ventando, para não prejudicar a efetividade do produto. A Secretaria Municipal de Saúde de Marília solicitou a nebulização para outras áreas da cidade e aguarda uma posição do Estado para agendar o reforço do combate à dengue em outros bairros.
“Contratamos carros de som para passar pelas ruas dos bairros que serão atendidos neste primeiro momento e informar todas as orientações para que a nebulização tenha um efeito imediato. Peço a todos que sigam essas orientações, que são muito importantes para o combate à dengue na nossa Marília”, afirmou o prefeito de Marília, Daniel Alonso.