Educação de Marília acompanha período de inserção das escolas municipais
Na semana de 5 a 9 de fevereiro, as crianças das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) foram acolhidas por cada unidade escolar, para o início do ano letivo de 2024.
Muitos alunos retornaram a um contexto escolar que já conheciam e, contudo, muitas outras se depararam com uma rotina e ambientes totalmente novos.
Por isso, todas as crianças estão passando por um período de inserção, marcado por algumas características, como: flexibilidade de horários nos primeiros dias, presença e participação das famílias na escola, a acolhida das crianças com afeto e em espaços intencionalmente planejados.
O período de inserção está sendo acompanhado pela equipe técnica-pedagógica da Secretaria Municipal da Educação de Marília, que supervisiona as escolas de Educação Infantil.
A supervisão escolar e as assistentes técnicas da equipe de Emei estão visitando as escolas conforme cronograma interno e, em 7 de fevereiro, período da manhã, a supervisora da Educação Básica, professora Karina Carrião Gomes de Oliveira, visitou duas escolas a Emei Ciranda Cirandinha e a Emei Leda Casadei.
Conforme a supervisora, “neste ano de 2024, conseguimos que todas as turmas iniciassem sua jornada na escola com um professor efetivo e todas as escolas estão com pessoas em número suficiente para melhor atender as crianças e as demais demandas da escola – como a organização dos ambientes, por exemplo.”
De acordo com Karina Carrião Gomes de Oliveira, tudo isso é fruto das mudanças implementadas no ano de 2023 e da contratação de funcionários terceirizados para a limpeza da escola, sendo que tais mudanças têm refletido positivamente nesse período de inserção.
O período de inserção acontecerá até o fim de fevereiro, pois representa uma fase fundamental para que a criança se sinta segura, estabeleça vínculos com os adultos da escola, e para que elos de confiança e parceria entre as famílias e cada unidade escolar sejam criados e fortalecidos.