MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
seg. 14 mar. 2016

Outros tipos de contágio do zika desafiam a ciência

por Amanda Brandão

-_aedes_853x480

A descoberta de que talvez o mosquito Aedes aegypti não seja o principal vetor de propagação do vírus da zika e de que a disseminação por contato sexual é mais comum do que anteriormente pensado colocam em xeque tudo o que já era sabido sobre o zika.

O primeiro estudo, uma parceria do Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz, do Rio, com o Instituto Pasteur, da França, avaliou a competência vetorial dos mosquitos do gênero Aedes enquanto transmissores do zika em cinco regiões: Brasil, Estados Unidos, e os territórios ultramarinos franceses Martinica, Guadalupe e Guiana Francesa.

Amostras de Aedes aegypti e Aedes albopictus foram expostos ao zika e acompanhados em três aspectos para estimar o potencial de transmitirem o vírus.

Primeiramente, observou-se a taxa de infecção, que é indicativa da aptidão do vírus de invadir e se reproduzir nas células epiteliais do intestino do mosquito. Depois, foi observada a taxa de disseminação, que demonstra se há a presença do vírus em outras partes do organismo.

Finalmente, foi investigado a presença de zika na saliva do inseto, que é o aspecto indicativo de que o ciclo foi completado e o mosquito está pronto para transmitir a doença ao picar um humano.

A conclusão foi de que a capacidade do Aedes aegypti de apresentar o vírus Zika na saliva é reduzido. De cada cem mosquitos do Aedes aegypti infectados, em apenas vinte o vírus chega até o estágio final, alcançando a saliva, o que torna-os capazes de transmitir o vírus.

No caso da dengue, por exemplo, de cada cem mosquitos infectados, 40 viram transmissores. Já com a chikungunya a taxa é maior ainda: 70 para cada cem.

“Não podemos descartar a possibilidade de que existam mais vias de transmissão, através de outros vetores ou diretamente de uma pessoa para a outra, por meio de fluidos corporais”, afirmou o coordenador da pesquisa Ricardo Lourenço em comunicado.

Transmissão sexual

A primeira transmissão documentada do Zika por contato sexual ocorreu em 2008, quando um médico americano passou a doença à esposa após retornar de uma viagem ao Senegal. O paciente manteve relações com a parceira, que em seguida apresentou os sintomas de zika. Testes nas amostras de sangue comprovaram a presença da doença.

Com a epidemia atual, o Centro para Controle de Doenças e Prevenção (CDC) dos Estados Unidos passou a monitorar possíveis casos de contágio por via sexual. Segundo o CDC, o vírus se mantém presente por mais tempo no sêmen do que no sangue.

Durante o primeiro mês de fevereiro, o centro recebeu 14 relatos de possíveis transmissões. Desses, dois casos foram confirmados laboratorialmente e outros quatro foram considerados prováveis. Todas as pessoas infectadas eram mulheres cujos parceiros retornaram recentemente de regiões afetadas pela epidemia.

Saliva e amamentação

Em fevereiro a Fiocruz identificou a presença ativa do Zika na saliva e na urina. Na ocasião, o presidente da instituição, Paulo Gadelha, afirmou que “o fato de haver um vírus ativo com capacidade de infecção na urina e na saliva não é uma comprovação ainda. E nem significa que necessariamente o será ou que há possibilidade de infecção de outras pessoas de maneira sistêmica através desses fluidos”.

A OMS não reconhece o aleitamento materno como fator de risco de transmissão. Igualmente, o CDC afirma que não houve casos reportados. Com base nisso, a recomendação é de que mães não suspendam a amamentação.

A forma comprovada de contágio mãe-filho se dá na gestação e na hora do nascimento. Transfusões de sangue também são uma forma de contágio possível.

Fonte: G1

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Mecânico morre após ser esmagado por caminhão em oficina de Marília
  • 2
    Mulher denuncia advogado por apropriação de valor obtido em ação trabalhista em Marília
  • 3
    MN TV: sobrevivente revela o que aconteceu antes da queda do avião
  • 4
    Idosa perde R$ 6 mil após falsa vendedora oferecer benzimento em Marília

Escolhas do editor

PODER JUDICIÁRIO
MP denuncia homem por homicídio após morte de motociclista com linha de cerol em GarçaMP denuncia homem por homicídio após morte de motociclista com linha de cerol em Garça
MP denuncia homem por homicídio após morte de motociclista com linha de cerol em Garça
ACIDENTE DE TRABALHO
Mecânico morre após ser esmagado por caminhão em oficina de MaríliaMecânico morre após ser esmagado por caminhão em oficina de Marília
Mecânico morre após ser esmagado por caminhão em oficina de Marília
SOFISTICAÇÃO
Marília na ‘Dubai Brasileira’: Luca Moreira brilha na CasaCor Santa CatarinaMarília na ‘Dubai Brasileira’: Luca Moreira brilha na CasaCor Santa Catarina
Marília na ‘Dubai Brasileira’: Luca Moreira brilha na CasaCor Santa Catarina
EXCLUSIVO
MN TV: sobrevivente revela o que aconteceu antes da queda do aviãoMN TV: sobrevivente revela o que aconteceu antes da queda do avião
MN TV: sobrevivente revela o que aconteceu antes da queda do avião

Últimas notícias

MP denuncia homem por homicídio após morte de motociclista com linha de cerol em Garça
Justiça marca julgamento e nega liberdade a acusado de tentar matar o pai em Marília
Polícia Civil investiga agressão contra casal em frente a bar no Centro de Marília
Mecânico morre após ser esmagado por caminhão em oficina de Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie