PM de Marília alerta e dá dicas de como ir às compras com segurança neste fim de ano
A Polícia Militar (PM) divulgou dicas de segurança para as festividades de fim de ano em Marília. Os cuidados são essenciais para evitar ações de criminosos, que aproveitam certas situações para praticarem diversos crimes.
Para o combate, o policiamento está sendo intensificado e diversificado. Além do trabalho de patrulhamento em viaturas, policiais a pé estão reforçando o trabalho no Centro, dando mais sensação de segurança para quem pretende realizar compras no comércio de Marília.
De acordo com a major Meire Andréa de Moraes, coordenadora operacional do 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior (9º BPMI), é preciso que a população colabore com os policiais, denunciando crimes e pessoas com atitudes suspeitas.
“Pedimos que a população colabore com o trabalho policial. Considerando a movimentação de pessoas e veículos, é importante redobrar alguns cuidados ao realizar compras, saques bancários, estacionamentos e condução de veículos, bem como ao deixar sua residência por um longo período, como em viagens”, afirma a major.
Durante as compras, a orientação é que as pessoas estejam sempre alertas, principalmente em locais com aglomerações, desconfiando de empurrões ou esbarrões. É recomendado que o dinheiro esteja separado para pequenas despesas, sem retirar dinheiro da carteira em público, nem contando dinheiro na frente de desconhecidos.
Em caso de pagamento em cartão ou usando o PIX, as pessoas precisam se atentar para o valor que estão pagando.
Nas agências bancárias, a PM alerta para que as pessoas evitem conversar com pessoas estranhas na fila, dentro ou fora do banco, principalmente se o assunto for dinheiro. Caso tenha dificuldades em operar o caixa eletrônico, peça ajuda a um funcionário da agência devidamente identificado.
Também é importante observar se as pessoas que estão atrás de você respeitam os limites das faixas que garantem a privacidade no uso dos caixas eletrônicos, além de evitar sacar grandes quantias em dinheiro. Caso seja mesmo necessário, a orientação é entrar em contato com o gerente, efetuando o saque em local seguro.
A Polícia Militar orienta que os marilienses não andem com o aparelho celular no bolso de trás, não deixe o aparelho longe de suas vistas, em especial nos restaurantes ou outros locais públicos.
Com o seu veículo, ao estacionar ou retornar para apanhar o carro, é preciso atenção com a presença de suspeitos nas proximidades. As pessoas também não devem deixar pertences à mostra em bancos e painéis dos veículos, respeitando sempre a sinalização de trânsito e os limites de velocidade.
A PM pede ainda para que motoristas não dirijam alcoolizados, usando o celular ou sem o cinto de segurança.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!