MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 29 nov. 2023
EM BREVE

De volta às telas, Festival de Cinema pode estrear no calendário oficial de Marília

Proposta acaba de entrar 'em cartaz' na Câmara Municipal de Marília.
por Rodrigo Viudes
O Festival de Cinema de Marília foi realizado novamente neste mês após décadas de ausência na cena cultural da cidade (Foto: Divulgação)

De volta à cena cultural da cidade no início deste mês após décadas da realização da última exibição, o Festival de Cinema de Marília pode estrear em breve no calendário oficial do município.

A proposta acaba de entrar em cartaz no Processo Legislativo Eletrônico da Câmara Municipal de Marília. A autoria é do vereador Danilo da Saúde (PSB). A entrada ao site de tramitação é pública [clique aqui para acessar].

Pelo roteiro legislativo, a proposta encontra-se na etapa de gravação de emendas. A cena seguinte é no set das comissões até que a edição final fique pronta para a matinê das discussões do plenário.

A direção de votação é da presidência da casa. Restando apenas mais duas sessões até o fim da atual temporada legislativa, a previsão é que o projeto só tenha seu próprio trailer de votação nas pautas de 2024.

FESTIVAL

O Festival de Cinema de Marília foi o primeiro do gênero realizado no Brasil, em 1960. Ou seja, treze anos antes do Festival de Gramado (RS), hoje o principal do país, cuja 52ª edição aconteceu em agosto deste ano.

Antigo Cine Marília exibiu as cenas dos anos dourados do Festival de Cinema de Marília nos anos 1960 (Foto: Arquivo/Marília Notícia)

Bem antes dos ‘kikitos’ distribuídos pelo evento gaúcho, artistas e diretores de grandes produções nacionais passaram por Marília para receberem o ‘curumim’, seja em 1960 e ainda em 1967 e 1969.

A última entrega da premiação mariliense ocorreu em 1985. Desde então, os registros do festival se juntaram ao amplo acervo do Clube de Cinema de Marília (CCM) que, fundado em 1952, é o mais longevo em atividade ininterrupta no país.

Mesmo sem a mesma visibilidade do passado, o Festival de Cinema de Marília foi realizado neste ano pelo CCM em parceria com o Núcleo de Audiovisual de Marília (NAV) e a Secretaria Municipal de Cultura.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie