De volta às telas, Festival de Cinema pode estrear no calendário oficial de Marília
De volta à cena cultural da cidade no início deste mês após décadas da realização da última exibição, o Festival de Cinema de Marília pode estrear em breve no calendário oficial do município.
A proposta acaba de entrar em cartaz no Processo Legislativo Eletrônico da Câmara Municipal de Marília. A autoria é do vereador Danilo da Saúde (PSB). A entrada ao site de tramitação é pública [clique aqui para acessar].
Pelo roteiro legislativo, a proposta encontra-se na etapa de gravação de emendas. A cena seguinte é no set das comissões até que a edição final fique pronta para a matinê das discussões do plenário.
A direção de votação é da presidência da casa. Restando apenas mais duas sessões até o fim da atual temporada legislativa, a previsão é que o projeto só tenha seu próprio trailer de votação nas pautas de 2024.
FESTIVAL
O Festival de Cinema de Marília foi o primeiro do gênero realizado no Brasil, em 1960. Ou seja, treze anos antes do Festival de Gramado (RS), hoje o principal do país, cuja 52ª edição aconteceu em agosto deste ano.
Bem antes dos ‘kikitos’ distribuídos pelo evento gaúcho, artistas e diretores de grandes produções nacionais passaram por Marília para receberem o ‘curumim’, seja em 1960 e ainda em 1967 e 1969.
A última entrega da premiação mariliense ocorreu em 1985. Desde então, os registros do festival se juntaram ao amplo acervo do Clube de Cinema de Marília (CCM) que, fundado em 1952, é o mais longevo em atividade ininterrupta no país.
Mesmo sem a mesma visibilidade do passado, o Festival de Cinema de Marília foi realizado neste ano pelo CCM em parceria com o Núcleo de Audiovisual de Marília (NAV) e a Secretaria Municipal de Cultura.