MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sáb. 04 nov. 2023
INCLUSÃO

Marília recebe ações formativas da Fundação Dorina Nowill para Cegos em novembro

Eventos têm o propósito de sensibilizar profissionais da Cultura, Educação e Direitos Humanos.
por Marília Notícia
Dois dos três eventos serão realizados na Biblioteca Municipal (Foto: Arquivo/MN)

Nos dias 23 e 24 de novembro, Marília recebe o educador e articulador Ewerton Correia, da Rede de Leitura Inclusiva da Fundação Dorina Nowill, em evento intitulado ‘Livro, Leitura e Inclusão’. Ewerton Correia é arte-educador, articulador, ator e diretor teatral, graduado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP). Possui experiência em articulação territorial com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com foco em territórios periféricos. Já ministrou oficinas de contação de histórias para iniciantes e foi professor de oficinas de dança e teatro para pessoas cegas e de baixa visão.

O evento tem o propósito de sensibilizar profissionais da Cultura, Educação, Direitos Humanos e mediadores da leitura sobre o uso de livros em múltiplos formatos, por exemplo, braille, falado, ampliado, tinta-braille e digital acessível como ferramentas poderosas para a aprendizagem e inclusão de pessoas com deficiência visual.

A iniciativa é desenvolvida pela Rede de Leitura Inclusiva, da Fundação Dorina Nowill para Cegos, por meio do Proac ‘Conta um Conto’. A realização em Marília consiste numa parceria entre a Biblioteca Braille “Delmir Cerissa”, as Secretarias Municipais de Cultura, Educação e Direitos Humanos e da Associação de Deficientes Visuais de Marília (Adevimari).

O evento será realizado em dois dias e contará com três ações formativas. No dia 23, das 13h às 17 horas, será realizado Oficina Leitura Inclusiva no anfiteatro da Secretaria Municipal da Saúde, localizado na avenida Castro Alves, nº 61, centro.

Já no dia 24, no período da manhã, será ministrada uma Oficina de Mediação de Leitura Inclusiva: mediando histórias para pessoas cegas e com baixa visão, das 8h às 12 horas, na Biblioteca Municipal de Marília (rua São Luiz, nº 1.295).

Na parte da tarde, das 14h às 16 horas, ocorrerá o Encontro entre os Clubes de Leitura de Marília e da Rede de Leitura Inclusiva, também na Biblioteca Municipal de Marília. Para participar das atividades formativas, os interessados podem se inscrever através do link https://forms.office.com/r/it6iXJ6rkD. Haverá emissão de certificados para os participantes.

PROGRAMAÇÃO 

23/11 – 13h às 17h – Anfiteatro da Secretaria Municipal de Saúde (90 vagas)
Oficina Leitura Inclusiva: Nessa conversa, educadores da Rede de Leitura Inclusiva da Fundação Dorina Nowill para cegos discutem o acesso ao livro e a leitura por pessoas com deficiência visual. As discussões tentarão responder perguntas como: o que é o Sistema Braille? Como as pessoas com deficiência visual têm acesso aos livros? Que outros formatos existem para acessibilizar a leitura? Quais são os mitos que rondam a vivência de pessoas cegas e baixa visão?

24/11 – 8h às 12h – Biblioteca Municipal de Marília (30 vagas)
Oficina Mediação de Leitura Inclusiva: Mediando histórias para pessoas cegas e com baixa visão: Quando pensamos mediação de leitura, é muito fácil pensarmos em primeiro lugar nos livros em tinta, com imagens e figuras coloridas. No entanto, o que acontece quando nosso público não tem a visão como recurso para acessar a leitura? O que significa de fato mediar uma obra? Pensando em tudo isso, a Rede de leitura inclusiva da Fundação Dorina Nowill para Cegos propõe uma oficina para discutirmos o papel da mediação de leitura, as estratégias e desafios para se criar uma ação inclusiva.

24/11 – 14h às 16h – Biblioteca Municipal de Marília (30 vagas)
Encontro entre os Clubes de Leitura de Marília e da Rede de Leitura Inclusiva: Bate-papo sobre livros em seus múltiplos formatos, a importância dos Clubes de Leitura como ferramenta de incentivo à leitura e socialização e como a acessibilidade pode entrar na discussão da literatura.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!
 

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 3
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília
  • 4
    Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso

Escolhas do editor

SEQUESTRO
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois diasJovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
VÍDEO
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimentoGrupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
POLÍTICA
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em MaríliaBild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Últimas notícias

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator
Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie