Livro de fonoaudiólogas marilienses é reconhecido em congresso nacional
As fonoaudiólogas Roberta Vieira e Juliana Bonatto, que atuam na Secretaria Municipal de Saúde de Marília, conquistaram uma menção honrosa pelo livro terapêutico infanto-juvenil ‘E o Risco Virou Palavra’ no 31° Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, que ocorreu de 3 a 6 de outubro no Rio de Janeiro. A obra é fruto de suas experiências na área da saúde mental, especificamente no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps) ‘Catavento’.
Contrariando a concepção comum de que a fonoaudiologia se limita à reabilitação da fala, as autoras destacam que essa área do conhecimento também é responsável por possibilitar o uso da linguagem para a redução dos sofrimentos psíquicos. No Caps, elas se depararam com casos de autolesões não-suicidas em adolescentes, percebendo a importância de dar voz às dores psíquicas para reduzir tais comportamentos.
O livro, além de servir como ferramenta terapêutica, tem potencial para ser empregado em atividades de prevenção e promoção da saúde, especialmente em ambientes escolares. A apresentação do livro no congresso, juntamente com o relato de sua utilização terapêutica, lhes rendeu a menção honrosa.
Roberta Vieira ressaltou a relevância do prêmio, considerando o contexto atual de alta incidência de suicídios e autolesões. “Em um momento social de altos índices de suicídios e de ocorrências de autolesões não-suicidas, o prêmio é importante por ampliar o espaço da fonoaudiologia no cuidado em saúde mental”, afirma.
Juliana Bonato explicou que o livro aborda a questão “O que acontece quando algo que sentimos não é nomeado?” e como a palavra “risco” no título alude às “automutilações”, que afetam os adolescentes e a sociedade em geral. A obra estimula o uso das palavras para nomear e compreender os sentimentos.
Edinalva Neves Nascimento, responsável pelo setor de Fonoaudiologia na Secretaria Municipal de Saúde, destacou que o reconhecimento nacional do trabalho das fonoaudiólogas na área de Saúde Mental é fruto de estudo e dedicação.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli, parabenizou as profissionais e enfatizou a constante premiação da rede básica de saúde de Marília, ressaltando o comprometimento dos servidores com a melhoria da saúde na cidade.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!