MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Esportes
ter. 10 out. 2023

Paralimpíadas Militares em SP: finalista no tiro esportivo sonha com seleção brasileira

por Marília Notícia

Fábio Augusto Irapuãm Casitas é professor de educação física no 2º Batalhão de Polícia do Exército Brasileiro e atleta atirador de tiro esportivo de pistola. Nascido e criado no bairro da Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, ele é um dos 25 finalistas da Competição de Tiro Esportivo da etapa nacional das Paralimpíadas Militares 2023, realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. O torneio aconteceu nesta quinta (5) e sexta-feira (6), na Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo (EEF).

O paratleta auxiliava no transporte de carro alegórico durante o carnaval, quando foi atropelado pelo veículo em 2013. O acidente o deixou tetraplégico e Fábio decidiu se tornar atleta paralímpico. Desde então, sente que a integração e sua socialização aumentaram.

“É uma nova oportunidade, uma nova construção de vida, porque depois que a gente sofre um acidente, a gente tem que se reinventar. Por meio do tiro esportivo estou conseguindo me enquadrar nesse novo mundo”, finalizou Fábio, que tem o objetivo de evoluir como atleta, chegando até a Seleção Brasileira para competir nas Paralimpíadas.

O evento contou com a participação de 25 paratletas, que representam diversas instituições militares e policiais, tais como a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira, as Polícias Militares dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, além do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul e Guarda Civil Metropolitana de Foz do Iguaçu (PR).

Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo

A EEF foi sede desta etapa da competição principalmente por conta da estrutura do local. São salas de aula, vestiários e estacionamento com acessibilidade para todas as pessoas, além do estande de tiro que conta com uma acústica apropriada e proteção adequada.

A importância deste evento para a PM é fomentar para o policial militar que o esporte é lugar para todos. “São militares que, em decorrência de acidentes ou alguma ocorrência, acabaram se afastando ou aposentando por conta da lesão que tiveram. É importante o policial militar entender que embora tenha uma limitação física, ele pode continuar representando o seu estado e a sua instituição através do esporte”, disse a capitão Hérika Viana Costa, chefe da seção de finanças da EEF e porta-voz do comandante da Escola.

A EEF é um centro de treinamento físico e técnico-operacional para os policiais, com cursos de força tática, de tiro defensivo na preservação da vida, defesa pessoal policial e o estágio de policiamento com bicicletas. Além dos testes de aptidão física para quem ingressa na PM. Os policiais formados na EEF são responsáveis por multiplicar o conhecimento nas respectivas unidades de todo Estado. Atualmente 100 policiais são atuantes na escola.

Conexão Paralímpica

A Conexão Paralímpica é uma competição de nível nacional que reúne atletas das forças militares do Brasil, neste caso, no torneio de tiro esportivo.

São duas competições, a de carabina e pistola. Na modalidade de carabina, existem atletas de duas categorias, a SH1 e SH2. A SH1 são atletas com alguma deficiência dos membros inferiores e que não requerem suporte para a arma. Já os da SH2 são para atiradores com deficiência nos membros superiores, atletas amputados ou tetraplégicos, que não possuem habilidade para suportar o peso da arma com os braços e precisam de suporte para a arma.

“Nosso intuito é dar uma chance aos nossos atletas das forças militares de todo Brasil e fazer com que a modalidade cresça, além de fazer com que nossos atletas integrem a equipe brasileira”, citou James Walter, coordenador técnico de tiro esportivo do Comitê Paralímpico Brasileiro, responsável por coordenar e acompanhar as equipes nacionais e internacionais.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    MAC cai em Santos e encerra campanha histórica com o vice-campeonato da A3
  • 2
    AO VIVO: MAC x Portuguesa Santista decidem título da Série A3
  • 3
    Força Tática prende dois procurados por homicídio em Marília
  • 4
    Nova unidade reforça expansão da União Imobiliária e aposta em serviço personalizado

Escolhas do editor

FUTEBOL
MAC cai em Santos e encerra campanha histórica com o vice-campeonato da A3MAC cai em Santos e encerra campanha histórica com o vice-campeonato da A3
MAC cai em Santos e encerra campanha histórica com o vice-campeonato da A3
MERCADO
Nova unidade reforça expansão da União Imobiliária e aposta em serviço personalizadoNova unidade reforça expansão da União Imobiliária e aposta em serviço personalizado
Nova unidade reforça expansão da União Imobiliária e aposta em serviço personalizado
ORDEM DO DIA
Câmara de Marília vota projetos sobre despesas e epilepsia nesta segunda-feiraCâmara de Marília vota projetos sobre despesas e epilepsia nesta segunda-feira
Câmara de Marília vota projetos sobre despesas e epilepsia nesta segunda-feira
ENTREVISTA DA SEMANA
‘Se hoje atuo no exterior, é porque alguém me colocou livros nas mãos’, diz pesquisadora mariliense‘Se hoje atuo no exterior, é porque alguém me colocou livros nas mãos’, diz pesquisadora mariliense
‘Se hoje atuo no exterior, é porque alguém me colocou livros nas mãos’, diz pesquisadora mariliense

Últimas notícias

MAC cai em Santos e encerra campanha histórica com o vice-campeonato da A3
Nova unidade reforça expansão da União Imobiliária e aposta em serviço personalizado
Câmara de Marília vota projetos sobre despesas e epilepsia nesta segunda-feira
‘Se hoje atuo no exterior, é porque alguém me colocou livros nas mãos’, diz pesquisadora mariliense

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie