Garça realiza exames para detecção de asma e doença pulmonar
Em mais uma atividade desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde, garcenses terão acesso ao exame de espirometria, que auxilia no diagnóstico de asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Ao todo serão 300 exames oferecidos em Garça.
A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e o Projeto Abraçar – Boehringer Ingelheim, e deve acontecer na primeira semana de outubro e na primeira semana de novembro na unidade de saúde Mariana 1.
A Secretária Municipal da Saúde, Deyse Regina Serapião Grejo, falou sobre a parceria. “Para este tipo de exame sempre há fila no SUS, e realizamos a parceria com o Projeto Abraçar, que irá atender 300 garcenses. Agradeço, em nome de todos que serão atendidos”, afirma.
Já foram previamente agendados a data e horário dos exames, de acordo com as solicitações médicas.
“As pessoas que serão atendidas passaram pela avaliação médica, quando aconteceu a constatação da necessidade da realização da espirometria. É importante esclarecer que o exame será realizado por um técnico habilitado, com equipamentos próprios, que registrarão a quantidade e velocidade do ar inalado pelo paciente”, esclareceu a Secretária Deyse.
Esta ação visa melhorar o atendimento entre atenção básica e especialidade (pneumologista), e colaborará para que pacientes que fazem uso de medicações específicas respiratória renovem seus medicamentos.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!