MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Regional
qua. 20 set. 2023
BARES E RESTAURANTES

Curso gratuito de combate à violência contra mulher capacita funcionários de bares e eventos

Formulário online está disponível para a capacitação de profissionais que trabalham em espaços de entretenimento, gastronomia e lazer de toda a região.
por Marília Notícia
Formação oferecida pelo Governo de SP protege mulher em casos de assédio, violência e importunação sexual (Foto: Arquivo/Marília Notícia)

O Governo de São Paulo convoca os profissionais que atuam nos setores de entretenimento, gastronomia e lazer a se inscreverem na 2ª turma do curso gratuito e obrigatório de combate à violência contra mulheres, pelo protocolo ‘Não se Cale’.

Os profissionais que atuam em bares, restaurantes, casas de eventos e espetáculos e similares têm até o dia 29 de setembro para se inscreverem. As aulas da segunda turma começam no dia 1º de outubro.

A capacitação online só é válida com o certificado emitido pela Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher. O preenchimento do formulário é individual e leva aproximadamente cinco minutos. Basta acessar o link [clique aqui para acessar].

Funcionários dos tipos de estabelecimentos citados têm prioridade nas inscrições. Entretanto, trabalhadores de outras áreas também poderão ocupar as 1,5 milhão de vagas disponibilizadas pelo Estado aos setores de entretenimento, lazer e gastronomia e também aqueles que atuam em áreas de segurança, assistência social e saúde.

CAPACITAÇÃO

O curso visa preparar os estabelecimentos a identificar e enfrentar situações de risco de forma ativa e adequada, prestando os auxílios previstos no protocolo diante de qualquer pedido de socorro ou suspeita de caso de assédio, violência ou importunação sexual.

A certificação é exigida pelas leis 17.621/2023 e 17.635/2023 e decreto 67.856/2023. O cumprimento será fiscalizado pelo Procon-SP. Eventuais infrações podem resultar em multa, suspensão do serviço ou atividade e até interdição, nos termos estipulados pelo Código de Defesa do Consumidor.

A multa pode variar de 200 a 3 milhões de UFESPs (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo) – atualmente com valor unitário de R$ 34,26, de acordo com a gravidade e critérios previstos no Código.

CURSO

A capacitação é totalmente online, interativa e o aluno pode fazê-la conforme sua disponibilidade e ritmo. O tempo máximo estimado para a conclusão do curso é de 30 horas, com calendário organizado por grupos.

As aulas da segunda turma começam no dia 1º de outubro, com módulos sobre conscientização, fluxos de atendimento e rede de proteção, agregando conteúdos didáticos nas áreas de Segurança, Saúde e Assistência. Depois da conclusão, o profissional recebe um certificado oficial e autenticado, garantindo que o estabelecimento onde trabalha possa obter futuramente o Selo e Prêmio Estabelecimento Amigo da Mulher.

PROTOCOLO

O protocolo foi criado pelo Governo de SP e lançado no dia 1º de agosto para reforçar as estratégias de proteção das mulheres em estabelecimentos privados e públicos, padronizando formas de acolhimento e suporte do poder público.

A mulher que precisar de apoio pode pedir ajuda tanto verbalmente quanto por meio de um gesto já utilizado mundialmente para simbolizar essa necessidade e que, agora, passa a ser adotado em São Paulo e divulgado amplamente pelo poder público e entidades empresariais e comerciais. O sinal é feito com apenas uma mão: palma aberta para cima, polegar flexionado ao centro e dedos fechados em punho.

Diante da solicitação ou situação suspeita de assédio contra uma mulher, os profissionais capacitados deverão acolher a vítima em espaço reservado e seguro.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Grave acidente em rodovia da região mata enfermeira de 32 anos
  • 2
    Cinco anos após tragédia, acusados de matar psicóloga durante racha são condenados
  • 3
    Irmãos acusados de espancar jovem até a morte em Garça têm júri agendado
  • 4
    Santa Casa de Marília atinge capacidade máxima das UTIs devido a doenças agravadas pelo frio

Escolhas do editor

DENUNCIADO
MP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventivaMP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventiva
MP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventiva
CONECTA JOVEM
Marília recebe selo estadual por ações voltadas à capacitação de jovensMarília recebe selo estadual por ações voltadas à capacitação de jovens
Marília recebe selo estadual por ações voltadas à capacitação de jovens
MUNDIAL
MN TV: Entre palpites e bandeiras, rua de Marília vive a emoção da CopaMN TV: Entre palpites e bandeiras, rua de Marília vive a emoção da Copa
MN TV: Entre palpites e bandeiras, rua de Marília vive a emoção da Copa
HABILITAÇÃO
Marília supera média nacional e acelera emissão de CNHsMarília supera média nacional e acelera emissão de CNHs
Marília supera média nacional e acelera emissão de CNHs

Últimas notícias

Motorista entra na contramão e provoca acidente com motocicleta em Garça
Santa Casa de Marília atinge capacidade máxima das UTIs devido a doenças agravadas pelo frio
MP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventiva
‘Capacitação de agentes qualifica atendimento à população’, defende Danilo da Saúde

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie