MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 30 ago. 2023
ALERTA

Marília confirma mais uma morte por Covid e soma 33 óbitos no ano

Prefeitura alerta para baixa procura por doses complementares das vacinas.
por Marcelo Martin

A Prefeitura de Marília confirmou, nesta quarta-feira (30), mais uma morte por Covid-19. A cidade chegou a 33 óbitos pela doença.

Segundo notificação hospitalar, trata-se de um homem de 96 anos que tinha doença cardiovascular crônica. Ele apresentou os sintomas no dia 12 de agosto e teve o óbito constatado 15 dias depois, em 27 de agosto.

O secretário municipal da Saúde, Osvaldo Ferioli Pereira, explicou que no terceiro ano de enfrentamento da epidemia, a alta cobertura vacinal primária foi determinante para se reduzir os casos graves que congestionavam as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e elevavam o número de mortes.

“Contudo, o ciclo vacinal ainda está incompleto, ainda tem muitos faltosos, e é na busca constante de se aumentar a cobertura vacinal que o combate e a queda nos óbitos tendem a ser mais eficientes”, declarou Ferioli.

BAIXA PROCURA

Levantamento da Secretaria Municipal da Saúde de Marília aponta que a procura pela complementação das doses da vacina vem caindo drasticamente, sejam as primárias ou as de reforço, mas principalmente a bivalente.

De acordo com as informações da enfermeira Alessandra Arrigoni, responsável pela divisão da Vigilância Sanitária, com isso, os casos com sintomas graves da doença, com acometimento principalmente do público de alto risco, tendem a persistir.

No momento, dois pacientes positivados com a doença estão internados em hospitais de Marília, um na Santa Casa e outro no Hospital das Clínicas.

A procura pela vacina da cobertura primária começou a cair em setembro do ano passado. Já a procura pela dose de reforço bivalente lançada em maio, com pico de até 1.500 doses em um único dia nesse primeiro mês, chega no mês de agosto aplicando de uma a 50 doses por dia.

COBERTURA VACINAL

Diante do caso, a Saúde de Marília emitiu um novo alerta, convocando todos os faltosos a aderirem à imunização primária e a de reforço na busca pelo fim dos óbitos por Covid no município.

Com um total de 1.972 casos positivos confirmados no Boletim Epidemiológico da 34ª Semana de 2023, a evolução da aplicação da vacina apresenta um dos seus menores índices de procura, que chega a ser de apenas uma vacina aplicada por dia nas 52 unidades de saúde.

A cobertura do esquema vacinal primário de Marília é de 86,35%, com 222.867 pessoas vacinadas com a primeira dose, 206.782 com a segunda dose, 660 com a terceira dose, 3.539 com a dose única, sendo 137.111 com o 1º Reforço, 64.918 com 2º Reforço e 339 com 3º Reforço.

Já a cobertura do reforço bivalente é de 18,41% ou 35.349 pessoas vacinadas. Segundo levantamento da Secretaria Municipal da Saúde, o número de faltosos da vacina chega a ser de 7,16% na 2ª dose primária ou 15.949 pessoas que ainda não se imunizaram adequadamente, de 33,95% na dose de 1º reforço ou 70.466 pessoas e de 37,73% na dose de 2º reforço.

Já sobre o reforço bivalente, 81,59% da população-alvo não foi tomar sua dose, ou 173.465 pessoas que não estão totalmente imunes às variantes do vírus.

Para agravar essa situação, o contágio se mantém persistente e estacionado em seu índice mínimo de ocorrência. Dos 1.972 casos positivos registrados em 2023, o contágio se apresentava em queda crescente, quando chegou a registrar 346 novos casos por semana em janeiro, até atingir 115 novos casos por semana em março (10ª semana) positivos por semana.

A queda do contágio foi até maio, quando registrou pela última vez um total de 26 casos por semana. De lá para cá, entretanto, vem oscilando de 7 a 15 casos novos por semana.

“É importante destacar que não estamos mais em estado epidêmico da doença e o vírus já se comporta como os outros vírus adaptados ao nosso meio, como vírus da influenza, que chamamos de vírus sazonais. Para isso, possuímos vacinas, que devem ser utilizadas para diminuir o impacto da gravidade da doença, principalmente em grupos de risco, que podem diminuir os casos graves que levam à internação e ao óbito por estas doenças”, explicou Arrigoni.

Para completar sua cobertura vacinal contra a Covid basta comparecer à unidades de saúde mais próxima. Todos os dados estão disponíveis ao público pelo site www.vacinaja.sp.gov.br.

Faça parte do grupo de WhatsApp do Marília Notícia!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie