Onda de calor e baixa umidade atingem Marília e geram alerta
O inverno de Marília vive uma grande ‘onda de calor’, com temperaturas típicas de verão. Até quinta-feira (24), é esperado que os termômetros da cidade marquem até 35º C e, na sexta-feira (25), a previsão é de que uma frente fria amenize a situação.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a semana em Marília será marcada pelo predomínio de altas temperaturas, tempo seco e baixa umidade.
Os índices verificados neste mês superaram as expectativas de um inverno já mais aquecido que os anteriores.
O estudante Leonardo Augusto Franco, que faz mestrado em Ciências Sociais na Unesp de Marília, caminhava na tarde desta terça-feira (22) com uma garrafa de água nas mãos, para garantir a hidratação.
“Trouxe minha garrafinha de água e já vou encher de novo. Além do calor, está muito seco. É um ambiente hostil, teve até tempestade de poeira. Sou de Cajobi e estou há oito anos em Marília. Minha região é até mais quente, mas ultimamente está difícil e complicado aqui. As estações estão cada vez mais quentes ou mais frias. Existe um descontrole. O tempo está maluco e a tendência é piorar”, afirma Franco.
O calor estava tão grande que Fernando Cardoso resolveu tirar a camiseta durante a caminhada. Ele realizava seus exercícios físicos diários e reclamou do tempo em Marília.
“Está muito quente. Esfria um pouco de noite e também logo cedo de manhã. Hoje estava fresquinho pela manhã. Fui às 6h para a academia. Depois fui fazer caminhada em outro lugar e já estava muito quente. Aproveitei que estou precisando tomar um sol e tirei a camiseta,” explica Cardoso.
O forte calor e tempo seco em Marília devem seguir nos próximos dias. Já na sexta-feira (25), existe previsão de chuva. Serão apenas 5 milímetros de precipitação, mas ainda com expectativa de altas temperaturas, com máxima de 32º C.
No sábado (26), haverá mudança brusca de temperatura, com a máxima atingindo apenas 24º C e possibilidade de 12 milímetros de chuva. No domingo (27), a mínima será de 12º C e a máxima de 18º C, novamente com chuva. O tempo volta a ficar seco e as temperaturas aumentam a partir de segunda-feira (28).