Docentes da Unimar aprimoram práticas pedagógicas em imersão sobre inovação
O aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem utilizando a inovação foi o tema da Imersão Pedagógica, realizada pela Universidade de Marília (Unimar), no primeiro dia do segundo semestre letivo. O evento, organizado pela Pró-reitoria de Graduação, reuniu mais de 200 professores, dos cursos presenciais e a distância, em uma jornada de conhecimento focada nas novas tecnologias e nos benefícios que a sua aplicação traz para a área educacional.
De acordo com o pró-reitor de graduação, professor José Roberto Marques de Castro, a Imersão Pedagógica teve como objetivo apresentar aos docentes novas ferramentas de ensino e todas as expectativas foram superadas com os resultados ao final do dia.
“Os temas apresentados foram muito bem estudados e pincelados, em que atingimos nossos objetivos de aprimoramento do nosso corpo docente. Foi extraordinário, com o engajamento total em cada palestra e atividade prática, estamos muito felizes. Quero agradecer à equipe que proporcionou esse momento e, principalmente, à mantenedora com o magnífico reitor, Dr. Márcio, e a professora Regina, que não pouparam esforços para nos ajudar a realizar esse evento”, ressalta Castro.
Durante a capacitação, os docentes participaram de aulas práticas e teóricas em que conheceram e aprenderam sobre as novas tendências pedagógicas, visando a utilização dessas metodologias de ensino já nas próximas aulas.
Abrindo o evento, o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (NITE), professor Dr. Caio Saraiva Coneglian, explicou sobre essas novas tendências de ensino superior, apresentando inovações educacionais e as perspectivas que moldam o futuro da formação acadêmica.
Segundo Caio, além de trazer essas informações, o evento foi importante para a integração da equipe. “Reunir docentes de diversos cursos da Universidade foi o ponto principal desse evento. Como possuímos mais de 22 graduações, nas mais diversas áreas, são centenas de professores que muitas vezes se veem pouco e essa foi a oportunidade que tivemos para interagir. Por isso, trouxe em minha fala um pouco das tendências do ensino superior, que está passando por muitas mudanças, com diversos aspectos, para chegarmos à reflexão de qual é o papel do professor nesse novo cenário”, conta.
Mais de 90% do corpo docente participou da Imersão Pedagógica realizada pela Pró-reitoria de Graduação da Unimar e, além das novas tendências, os participantes acompanharam aulas de renomados profissionais da área da educação, que trouxeram nova visão sobre educação.
Um dos palestrantes foi o professor Dr. Fausto Camargo, que possui experiência na implantação de metodologias ativas de aprendizagem e ensino híbrido. Segundo ele, o objetivo de sua apresentação foi incentivar os docentes a inovar.
“Trouxe para os docentes a importância de utilização de metodologia que tornem as aulas mais aplicadas e mais práticas. Trazendo o aluno para aprender por meio das experiências. Na minha visão, momentos como esse são importantíssimos, enriquecendo a nossa própria vida, porque a simples troca entre os pares dará possibilidades de renovar e de inovar, importante para o processo pedagógico”, destaca Camargo.
A coordenadora dos cursos de Biomedicina e Farmácia da Unimar, professora Ma. Lara Casadei Ubeda, também participou da Imersão Pedagógica trazendo uma abordagem sobre a extensão da curricularização.
“Trouxe um tema extremamente relevante e importante para nossa Universidade, porque temos que realmente desenvolver, mesmo sendo um desafio, a curricularização. Possuímos um time que é realmente participativo e qualificado, ou seja, tenho certeza que nós temos um novo caminho a ser descoberto e uma crescente muito grande para nossa Universidade”, enfatiza.
A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Unimar, professora Ma. Débora Massarollo Ottoboni, também trouxe sua visão sobre a importância do plano de ensino nas novas metodologias. “Falar para os colegas é um desafio muito grande, porque na verdade eu acho que foi mais uma troca de experiências, mas foi muito bacana porque aprendemos a partir dos vários olhares sobre os temas. Foi um encontro muito frutífero e fiquei muito feliz em poder passar um pouco do meu olhar para a família Unimar”, diz.
O docente do curso de Odontologia da Unimar, Marcus Vinicius Tenuta Araújo, parabenizou à Universidade por promover um momento único. “A biblioteca da Unimar se transformou num ambiente de criatividade, de agitação, de interatividade e os conceitos trazidos pelos palestrantes nos fizeram interagir e reconhecer que os nossos alunos vem de uma geração já nativa digital, com capacidade de explorar e que nosso objetivo é fazer com que eles utilizem essas ferramentas digitais em prol do conhecimento e, para isso, precisamos quebrar modelos mais antigos. O que fizemos aqui foi romper as barreiras e buscar pela mudança”, conta.
A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação comunitária da Unimar, professora Dra. Fernanda Mesquita Serva, destacou como esse dia foi maravilhoso.
“Realmente, iniciar esse segundo semestre letivo com a Imersão Pedagógica em que trouxemos grandes conteúdos, foi sensacional. Digo que mais que uma imersão, foi também um momento de integração, já que revemos nossos amigos e compartilhamos experiências. Sem dúvida nenhuma, foi uma grande oportunidade da Universidade de Marília demonstrar os avanços que estamos vivenciando. Então, de fato, iniciamos esse segundo semestre com o pé direito, felizes e, principalmente, motivados a seguir e nos tornarmos ainda melhores”, celebra Serva.