Prefeitura de Marília oferece cursos gratuitos através do Centro Profissionalizante
A Prefeitura Municipal de Marília, com objetivo de proporcionar melhores oportunidades de qualificação para toda a população, oferece cursos profissionalizantes presenciais e à distância através do Centro Profissionalizante de Marília (Ceprom), um serviço da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
O Ceprom oferece cursos presenciais de Informática Básica, Excel, PowerPoint, Auxiliar de Recursos Humanos, Cuidador de Idosos e Eletricista Residencial. Já na categoria à distância, são aulas para Cuidador Infantil, Recepcionista, Porteiro e Vigia.
Os cursos oferecidos têm de 20 a 60 horas e foram projetados com metodologia própria, pensada por profissionais da área de educação, visando praticidade de acesso, a demanda do mercado e o interesse da população, além de garantir conhecimento profissional aos alunos. Todos os cursos contam com certificação.
Dos cursos em andamento, no último dia 17 de julho teve início o curso de Eletricista Residencial com 20 alunos inscritos, mediado pelo professor Beno Berg, com oferecimento de equipamentos de proteção individual (EPI) e materiais para a aula prática.
Em 27 de julho, foi realizada a certificação dos alunos de Auxiliar de Recursos Humanos da turma que iniciou o curso em junho e que ofereceu 22 vagas, ministrado pela professora Maristela Vernaschi. Os cursos de Informática têm 15 vagas, com opções de horário para manhã ou tarde e são prestados pelo Instrutor de Informática Jean Vieira.
Já os cursos na modalidade de ensino a distância (EAD) são apresentados remotamente pela professora Simara de Souza, com número ilimitado de vagas. A plataforma de acesso aos cursos é própria do Ceprom e conta com tutorias, atividades e conteúdos para a consulta dos alunos.
O supervisor do Ceprom, Cláudio de Oliveira, tem a intenção de ampliar o número de vagas, bem como os cursos oferecidos, através de parcerias com serviços de aprendizagem públicos e privados.
“O mercado de trabalho necessita de especialização. Nem todos têm condições adequadas para frequentarem cursos profissionalizantes pagos ou com extensas cargas horárias. Pensando nisso, trouxemos opções de cursos profissionalizantes e básicos gratuitos, com carga horárias facilitadas, proporcionando maior praticidade e acesso para garantir o conhecimento do aluno”, explicou o supervirsor.
Para a encarregada pedagógica do Ceprom, Zenilda de Oliveira, os cursos oferecidos têm qualidade, facilidade e são desenvolvidos por profissionais capacitados.
“A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social tem se dedicado em pensar metodologias de ensino práticas, objetivas e eficientes para oferecer cursos cada vez mais completos e em prazos menores para inserir mais pessoas no mercado de trabalho”, afirmou Oliveira.
Para o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wilson Damasceno, é fundamental oferecer oportunidades de cursos para quem tem interesse em se qualificar.
“É obrigação do poder público oferecer condições para aqueles que têm interesse em se qualificar, mas não têm oportunidades. Uma das prioridades da Secretaria é proporcionar meios para que toda população tenha acesso a cursos básicos e profissionalizantes e de qualidade”, analisou o secretário.
As próximas inscrições disponíveis são:
– Informática Excel – inscrições de 01 a 10 de agosto;
– Cuidador Infantil (EAD) – inscrições de 14 a 31 de agosto;
– Informática PowerPoint – inscrições de 28 de agosto a 01 de setembro;
– Eletricista Residencial – inscrições de 11 a 15 de setembro;
– Informática Básica (Manhã ou Tarde) – inscrições de 16 a 27 de outubro.
Para mais informações, os interessados podem acessar o site do Ceprom [clique aqui], o telefone e WhatsApp (14) 99829-1146, ou comparecer pessoalmente na avenida Nelson Spielmann, número 159.