Unimar lança mestrado inédito em Administração de Organizações Inovadoras
A Universidade de Marília (Unimar) lançou o programa de pós-graduação inédito de Mestrado Profissional em Administração de Organizações Inovadoras. O curso tem aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) e é o primeiro do interior paulista.
O evento contou com uma coletiva de imprensa realizada no prédio da Reitoria na instituição de ensino superior, na manhã de terça-feira (25), com a participação do reitor da instituição, Márcio Mesquita Serva, da pró-reitora, Fernanda Mesquita Serva, e do coordenador do programa, o professor Carlos Francisco Bitencourt.
De acordo com os gestores, o curso surge como uma resposta à crescente demanda por profissionais em um cenário que exige cada vez mais inovação. Atualmente, os moradores da região de Marília têm somente na cidade de Campo Limpo Paulista, na região de Jundiaí, próxima de São Paulo, a oferta de formação na área.
A primeira turma terá início em 2024, com a oferta de 15 vagas semestrais. Um site com detalhes sobre o curso estará disponível em breve.
MULTIDISCIPLINAR
O novo programa é fruto de um trabalho colaborativo entre docentes dos cursos de Administração, Ciências, Contábeis, Publicidade e Propaganda, Psicologia e Direito, que se reuniram, no final de 2018, com o objetivo de construir um espaço de reflexão e articulação no âmbito da gestão.
Desde então, a ideia vem sendo trabalhada para que a proposta apresentada à Capes fosse aprovada ‘de primeira’. A Unimar faz parte de um seleto grupo que conseguiu a aprovação, já que apenas 12,5% das propostas enviadas no ano passado foram aprovadas em 2023. A instituição ainda é a única selecionada no âmbito de ensino particular em todo Brasil.
“É um corpo docente formado por 13 doutores, que têm experiência no mercado de trabalho. Esse é o grande diferencial do mestrado profissional, porque realmente traz inovações e ferramentas para empresas”, explica o coordenador Bitencourt.
PARCERIAS
Ainda de acordo com o coordenador, o público-alvo é bastante abrangente. “Quando falamos de gestão, falamos na organização como um todo, em áreas de contabilidade, marketing, tecnologia e outras. A inovação se reflete em tecnologia, mas antes da inovação há processos, métodos, demanda de mercado, e é o papel do gestor trabalhar isto”, afirma Bitencourt.
Um dos pontos importantes para aprovação pela Capes, segundo a apresentação, foram as parcerias, que já constituem 10 instituições.
Dentre elas estão o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília (Codem), Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação (Asserti), Associação Brasileira de Líderes em Tecnologia e Inovação (ABLTI), o arranjo produtivo em alimentos Marília Food Cluster e o Instituto de Pesquisa e Extensão “Filomena Otaiano Losasso”.
“Nós temos o mestrado profissional e temos onde aplicá-lo”, ressalta Bitencourt.
COMPROMISSO
Na oportunidade, o reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, deu uma aula sobre o processo educacional e o investimento que a instituição faz para ampliar a formação dos alunos. “Só existe universidade quando existe graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. O ensino nunca termina”, declara Serva.
Para o reitor, a pós-graduação não tem uma área definida, porque é necessária para o desenvolvimento de todo profissional. “Nós vamos somando um conhecimento com o outro e criando novas ideias. Quando o aluno passa pela porta, ele vem procurar uma melhor formação, emprego e bem-estar. E hoje é preciso ter capacitação, as empresas querem produtividade, e isso é feito pela sabedoria, pelo conhecimento”, analisa o reitor.
FEITOS HISTÓRICOS
A pró-reitora ressalta ainda que o processo completo destacado pelo reitor vem ganhando força a cada ano.
“Em 2018, a gente anunciou, em coletiva, a inauguração da pós-graduação stricto sensu na área da Saúde e, de lá pra cá, não paramos mais”, relata a pró-reitora.
“A gente vê algumas universidades fecharem seus programas de pós-graduação, mas a Unimar vai na contramão e avança ainda mais”, finaliza Fernanda Mesquita Serva.