Mais de 30 selecionados devem começar a atuar ainda neste mês na região
O Ministério da Saúde divulgou que os selecionados pelo programa Mais Médicos devem começar a atender ainda neste mês, inclusive na região de Marília.
As 1.028 vagas previstas para o Estado de São Paulo foram preenchidas, sendo que os profissionais têm até o dia 23 para se apresentar nos municípios com os documentos previstos em edital. A expectativa é que os profissionais comecem a atuar ainda este mês, até o dia 30.
A pasta divulgou o resultado final da alocação dos profissionais na última segunda-feira (19).
Na região, 36 vagas foram preenchidas. Em Bauru, as dez vagas disponíveis; as quatro de Lençóis Paulista; três em Ourinhos e Mineiros do Tietê; Tupã, Salto Grande, Promissão e Duartina, tiveram duas vagas preenchidas cada; e Presidente Alves, Pompeia, Paraguaçu Paulista, Ocauçu, Lins, Assis, Areiópolis e Agudos com uma vaga cada.
Marília mais uma vez ficou de fora da lista anunciada pelo governo federal. No país, as vagas estão distribuídas em 2.074 municípios.
Na próxima fase, em um novo chamamento, será a vez dos médicos se inscreverem para a seleção com prioridade aos profissionais formados no Brasil. Essas são as primeiras de um total de 15 mil que serão abertas até o fim do ano, chegando a mais de 28 mil médicos atuando no país, garantindo acesso à saúde para mais de 96 milhões de brasileiros na Atenção Primária, porta de entrada do SUS.
O reforço no atendimento às Unidades Básicas de Saúde é uma importante medida, uma vez que a Atenção Primária é responsável pelo acompanhamento da situação de saúde da população, prevenção e redução de agravos. O investimento por parte do governo federal neste ano será de R$ 712 milhões.