MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Regional
sex. 16 jun. 2023
PARCERIA

Fundação Nishimura assina convênio para apoiar inovação na educação em Maracajú

por Daniela Casale
Convênio foi assinado no último sábado (Foto: Divulgação)

A Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT) assinou um convênio para apoiar a inovação na rede municipal de ensino de Maracajú/MS.

A assinatura ocorreu no último sábado (10), na escola municipal João Pedro Fernandes, como parte das comemorações da 52ª Expomara e em celebração aos 99 anos da cidade sul-matogrossense. O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), compareceu ao evento.

O convênio representa uma oportunidade para Maracajú se tornar a primeira cidade do país a adotar esse modelo educacional na rede pública de ensino. A iniciativa foi idealizada pelo Sindicato Rural de Maracaju, através da diretora do Núcleo de Mulheres, Ana Nery Terra Souza.

A Fundação Nishimura traz uma abordagem diferenciada para trabalhar com os alunos desde o ensino fundamental, visando transformar a educação e o futuro das crianças.

O presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Fabio Olegário Caminha, enfatizou que a assinatura do convênio reafirma o compromisso da instituição em contribuir para o desenvolvimento da comunidade.

Ele destacou a importância de pensar no futuro e construir uma nova metodologia, afirmando que o sindicato estará sempre presente, oferecendo apoio. Elvis Fusco, superintendente executivo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, explicou a relevância da metodologia adotada.

INICIATIVA INÉDITA

Esse sistema promove a renovação da educação, colocando o aluno como protagonista do processo de aprendizagem. O superintendente ressaltou a parceria entre professor e aluno, a liberação da autonomia e inovação do aprendiz, além do domínio do conteúdo.

Fusco também destacou que Maracajú será a primeira cidade do Brasil a adotar a aprendizagem profunda como metodologia de ensino.

Jorge Nishimura, membro do conselho curador da FSNT, expressou sua satisfação e emoção por implantar essa filosofia educacional na primeira cidade do país a adotar essa metodologia na rede pública de ensino.

Ele ressaltou a importância da educação de alta qualidade para transformar o país e mencionou o lema “Obrigado, Brasil” como uma forma de gratidão e desejo de contribuir ainda mais.

MODELO DE ENSINO

A Aprendizagem Profunda, também conhecida como Profound Learning, é um modelo capacitador de educação que vai além do tradicional modelo de educação baseado no controle e comando.

Criado por Tom Rudmik, um educador canadense, esse modelo permite que os estudantes assumam o controle e a responsabilidade pelo seu próprio aprendizado, aumentando a motivação e a efetividade da aprendizagem.

Além de promover a excelência acadêmica, a metodologia Profound Learning prepara os estudantes para o futuro, com ênfase em inovação e criatividade.

ASSINATURA

A cerimônia de assinatura do convênio contou com a presença do Governador Eduardo Riedel; da primeira dama do Estado, Mônica Riedel; do prefeito de Maracaju, Marcos Calderan; do vice-prefeito, Mauro Christianini; do presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Fabio Caminha; da diretora do Núcleo de Mulheres do Sindicato, Ana Nery Terra Souza; do presidente da Câmara de Vereadores de Maracaju, Robert Ziemann; do ex-governador de MS, Reinaldo Azambuja; da secretária municipal de Educação, Carolina Souza; da superintendente executiva do Colégio Shunji Nishimura, Ariane Nishimura Kunihiro e demais autoridades, entre vereadores, secretários municipais e estaduais, professores e diretores de escolas do município.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Vítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadas
  • 2
    Casal morre em colisão frontal na BR-153 em Marília
  • 3
    Idoso morre em casa e caso passa a ser investigado após relato de agressão
  • 4
    Descarga elétrica mata empresário de 34 anos durante serviço em Bastos

Escolhas do editor

ALFABETIZA JUNTOS SP
Marília conquista prêmio de excelência educacional pelo SarespMarília conquista prêmio de excelência educacional pelo Saresp
Marília conquista prêmio de excelência educacional pelo Saresp
ÓBITO
Idoso morre em casa e caso passa a ser investigado após relato de agressãoIdoso morre em casa e caso passa a ser investigado após relato de agressão
Idoso morre em casa e caso passa a ser investigado após relato de agressão
RECICLAGEM
Marília vira palco de debate sobre crise e futuro da reciclagemMarília vira palco de debate sobre crise e futuro da reciclagem
Marília vira palco de debate sobre crise e futuro da reciclagem
MORTE NA RODOVIA
Vítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadasVítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadas
Vítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadas

Últimas notícias

Marília conquista prêmio de excelência educacional pelo Saresp
Gilmar anula quebra de sigilo que liga fundo a empresa de Dias Toffoli
Unicef alerta para prejuízos da falta de acesso à água nas escolas
De cada 10 serviços digitais, oito não checam idade na criação de conta de usuários

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie