A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Marília capturou nesta terça-feira (13) o famoso bandido conhecido como “Garfo de Ouro”. Para despistar, ele usava identidade falsa.
De acordo com o delegado titular da especializada, Luís Marcelo Sampaio, foi cumprido mando de busca e apreensão expedido pela 2ª Vara Criminal de Marília em desfavor de Ernandes Pereira da Silva.
Na rua Antônio Bueno de Oliveira, próximo ao distrito de Lácio, a equipe foi recepcionada por uma mulher e pelo marido dela, que se identificou como Márcio Dornelles Mendes Júnior. Segundo a polícia, o homem chegou a apresentar uma CNH com o nome falso.
No imóvel, nada de ilícito foi localizado. Contudo, como os investigadores já suspeitavam do acusado, ele foi conduzido até a DIG para averiguação.
De acordo com o delegado, durante todo o tempo, Silva manteve a identidade falsa. Ele inclusive tem um filho registrado no cartório civil, cujo nome do pai consta como Márcio Dornelles Mendes Júnior.
Ainda assim, foi feita a legitimação do indiciado junto ao sistema, no qual foi verificado que as impressões digitais colhidas de “Márcio Dornelles” pertenciam na realidade a Ernandes Pereira da Silva.
De acordo com a polícia, o homem possui inúmeras passagens por furto e roubo a banco, conforme extensa fixa criminal, cumprindo pena no Estado do Mato Grosso do Sul.
O acusado foi preso e indiciado por falsificação e uso de documento falso. Não foi arbitrada fiança. A CNH apresentada acabou apreendida. O homem permaneceu à disposição da Justiça na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Marília.
As informações apontam que Silva tem ao menos onze nomes diferentes – Márcio Dorneles Mendes Junior; Ernande Pereira da Silva; Ernandes Pereira da Silva; Ernandes Pereira A Silva; Hernandes Pereira da Silva; Jose Abílio Xaster; José Abílio Xastre; Jose Ferreira da Silva; José Inácio de Sá Goncalves; José Wichester e Armando Cezário.
Ele é considerado um dos bandidos mais procurados do Brasil pela prática de roubo a banco. Já foi processado mais de 80 vezes em estados do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.